Início » Atleta de SC participa de torneio internacional de jiu-jitsu
Notícias Corporativas

Atleta de SC participa de torneio internacional de jiu-jitsu

O campeonato acontece neste final de semana em Camboriú, litoral norte de Santa Catarina. Vanessa Serafim é uma das promessas do país na competição.

Vanessa Serafim, 31 anos, atleta de alto rendimento, enfrenta no próximo final de semana, mais um desafio em sua carreira: representa o país no Camboriú Internacional Open 2023 – IBJJF Jiu-Jitsu Championshiop, que será realizado no dia 25 de novembro, no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, em Camboriú, litoral norte de Santa Catarina.

A atleta representa a equipe Ataque Duplo, que nos últimos cinco campeonatos que disputou conquistou oito medalhas de primeiro lugar e um terceiro lugar.

Além de buscar a popularização da modalidade entre as mulheres, Vanessa sonha com a graduação para poder atuar com crianças e jovens, principalmente em regiões de periferia. “Espero futuramente chegar ao maior nível de graduação da luta para assim levar os ensinamentos aprendidos adiante, me espelhando nos meus mestres e ser assim também uma grande mestre do jiu-jítsu. O jiu-jitsu é uma filosofia de vida, Para as crianças, especialmente, é uma maneira incrível de construir confiança e autoestima, ensina valores fundamentais como disciplina, respeito e humildade. Minha vontade é poder contribuir com a formação social de crianças e jovens que muitas vezes não encontram oportunidades”, explica a atleta.

Vanessa vem treinando incansavelmente mirando o Mundial da IBJJF. “É gratificante participar de mais um campeonato, que reúne atletas de todo o país e exterior e acumular pontos no ranking. Tive um bom desempenho nas últimas lutas, o que me deixa confiante para seguir o trabalho que temos feito, e com expectativas para os próximos resultados”, comenta a atleta.

O Jiu-jitsu

O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes até conseguir imobilizá-lo usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.

Os praticantes veem no jiu-jítsu não apenas um esporte ou uma forma de defesa pessoal, mas uma filosofia de vida, porque além de treinar o corpo, também precisam treinar a mente, porque a sua prática se baseia em princípios. Um dos seus princípios mais importantes é a humildade.

O nome jiu-jítsu significa literalmente “arte suave”, porque é formado pelas palavras ju, que significa suavidade e jitsu, que significa arte.