Início » Jornada cirúrgica da Fundação Alfredo da Matta atende 40 pacientes em 11 horas de trabalho 
Destaque Manaus

Jornada cirúrgica da Fundação Alfredo da Matta atende 40 pacientes em 11 horas de trabalho 

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), em parceria com a Fundação Hospital Adriano Jorge (Fhaj), realizou, no último sábado (11/03), uma jornada de cirurgias que atendeu 40 pessoas, a maioria acometidas por câncer de pele, que começou às 7h e terminou por volta das 18h. As duas instituições, que são vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), se uniram para atuarem juntas na resolução do problema desses pacientes. A Fhaj cedeu as sete salas do centro cirúrgico e mobilizou pessoal de apoio, e a Fuham entrou com o corpo clínico, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, formando uma equipe com cerca de 50 profissionais. 

O presidente da Fuham,  médico dermatologista Carlos Chirano, destacou a importância das cirurgias para os pacientes. “Essa é uma ação do governo do Estado, através da secretaria de saúde, com o apoio da Fundação Hospital Adriano Jorge e executada pela Fundação Alfredo da Matta.    Estamos dando prioridade às cirurgias de câncer de pele. O câncer de pele é o câncer mais incidente, o dobro do segundo câncer mais comum. Selecionamos casos de prioridade que representam risco de morte. Vamos operar 40 pacientes e eles vão sair daqui curados”, destacou Chirano. 

O diretor-presidente da Fhaj, médico Ayllon Menezes de Oliveira, afirma que a parceria tem como objetivo, o atendimento mais ágil das pessoas que precisam deste tipo de atendimento médico especializado. “A orientação do governador Wilson Lima é concentrar todos os esforços para atender as necessidades da população. Então, com o apoio da Secretaria de Saúde, nós conseguimos unificar e complementar as ações.  Nossa intenção é trabalhar para zerar filas e atender todas as necessidade de saúde que ficaram pendentes de gestões anteriores”, afirmou. 

Ainda pela manhã, a Fhaj recebeu a visita do secretário executivo da SES-AM, Jani Kenta Iawata, que estava acompanhado da secretária executiva adjunta de assistência especializada da Capital, Lais Moraes, e do secretário executivo de assistência da Capital, Leandro Pimentel. Eles estavam representando o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, e foram recebidos pelo diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano.

Procedimentos 

Ainda era início da manhã quando os primeiros pacientes começaram a chegar à Fundação Adriano Jorge, onde foram realizadas as cirurgias. 

O aposentado Pedro Ferreira de Araújo, de 91 anos, foi o paciente mais idoso da lista. Morador de Manacapuru (distante 98 quilômetros de Manaus) foi levado pelo genro dele para ser submetido à cirurgia de câncer de pele. O genro, que também se chama Pedro, contou que a notícia da jornada de cirurgias foi um alívio para a família.    

“A moça (da Fundação Alfredo da Matta) disse que ele estava na relação para fazer a cirurgia agora no mutirão. Que maravilha! O pessoal adiantou todo o procedimento, fizeram o teste da Covid-19 e hoje nós chegamos com tranquilidade. Hoje, eu não posso reclamar de nada. O atendimento está muito rápido”, disse o genro do paciente. 

Pacientes idosos  

Dos 40 pacientes, 15 tinham acima dos 70 anos e 33 casos eram de retirada de carcinoma basocelular (CBC), uma espécie de tumor maligno da pele. A aposentada Maria Van Djik, de 84 anos, chegou cedo, acompanhada do filho. Foi tranquila para o centro cirúrgico e elogiou a iniciativa, que agilizou a cirurgia dela. “Quando você tem que ir para o médico, tudo do jeito que o especialista faz para você e aqui só tem especialista”, disse dona Maria. 

Orientação pós-cirurgia 

Todos os pacientes foram liberados não havendo necessidade de internação. Somente uma paciente não teve o procedimento concluído pois, segundo avaliação da equipe cirúrgica, ela precisará ser internada para procedimento com anestesia raquidiana para o tratamento de um cisto pilonidal.  

Os pacientes receberam orientação e medicação pós-operatória. Foram orientados de que os curativos e retirada de pontos podem ser feitos em qualquer unidade da rede básica de Saúde e que devem agendar o retorno à Fuham, após o resultado da biópsia. 

Com informações da assessoria.