Início » TCE faz alerta sobre prazo limite para entrega da prestação de contas anual
Amazonas Destaque TCE

TCE faz alerta sobre prazo limite para entrega da prestação de contas anual

Joel Arthus- TCE



O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu um alerta a todos os gestores públicos do Amazonas, para que cumpram rigorosamente o prazo de entrega das Prestações de Contas Anuais referentes ao exercício de 2023, que se encerra no dia 1º de abril. O documento foi disponibilizado na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial Eletrônico, disponível em doe.tce.am.gov.br.

O alerta ressalta a importância do cumprimento das obrigações legais no que diz respeito à prestação de contas. Em conformidade com disposições constitucionais e resoluções do próprio Tribunal de Contas, o documento enfatiza a obrigação de prestar contas, que alcança não apenas os ordenadores de despesas, mas também administradores e responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos.

“A entrega da Prestação de Contas Anual visa não apenas garantir o cumprimento das obrigações legais, mas também assegurar a correta utilização dos recursos públicos em prol do interesse coletivo e do desenvolvimento dos municípios”, destacou a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.

A PCA deve ser entregue por meio da plataforma DEC (Domicílio Eletrônico de Contas) https://dec.tce.am.gov.br. O TCE-AM disponibiliza diversos tutoriais e manuais para auxiliar os gestores na entrega da PCA.

Para conferir quais órgãos já entregaram as PCAs, o TCE-AM disponibilizou um painel eletrônico interativo que é atualizado em tempo real com os dados de entregas, acessível pelo endereço https://pca2024.tce.am.gov.br/.

Conforme números da plataforma, apenas 72 gestores finalizaram a entrega da PCA ao TCE-AM, restando ainda 311 gestores finalizarem o procedimento.

O não cumprimento das disposições legais pode acarretar em sanções aos gestores públicos após a devida apuração de responsabilidades, conforme previsto na legislação vigente.

Em caso de dúvidas, os gestores podem entrar em contato com a Central de Atendimento do TCE-AM pelo telefone (92) 3301-8324 ou pelo e-mail setinatende@tce.am.gov.br.