Início » Gonçalves, no sul de Minas, promove o “Natal por várias mãos” em dezembro
Notícias Corporativas

Gonçalves, no sul de Minas, promove o “Natal por várias mãos” em dezembro

Com mais de 30 atrações, evento ressalta as tradições da cidade

Destino turístico da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas, a pequena cidade Gonçalves apresenta o “Natal por várias mãos”, que acontece até o dia 30 de dezembro. O local reúne mais de 30 atrações, entre shows, teatro, arte pública, rodas de artesanato, oficinas de culinária, oficinas de artes, contação de histórias, circo, cortejos e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e para todas as idades.

Com população de 4.736 habitantes, segundo o Censo de 2023, o local é conhecido como uma opção para descanso e tranquilidade, indo contra o agito das grandes cidades. Seguindo essa identidade, o Natal não será diferente, a programação celebra a união da cidade pequena. O objetivo é oferecer um ambiente onde as pessoas se conectam e que os visitantes sintam-se em casa.

A decoração ressalta o espírito colaborativo. Em oficinas e mutirões, os moradores ajudaram a enfeitar a cidade com materiais e tradições típicas. Crocheteiras e artesãs construíram a simbólica árvore de quadradinhos da vovó. Entendedores de taipa de pilão, manto de bambu e carpintaria se uniram para fazer o túnel luz para a igrejinha de taipa de pilão, que abriga o presépio esculpido em madeira por Rafael Mifano. Residente de Gonçalves, o artista é especializado em esculturas com motosserra, a partir do instrumento bruto, gera delicados resultados. 

As guirlandas foram feitas a partir de galhos, sementes e pequenas flores de uma série de espécies de pinheiros existentes nas matas de Gonçalves: tuias, ciprestes e araucárias. A produção, liderada pela artista Maria Vangela dos Santos, incluiu jovens aprendizes do ensino médio. Já na entrada da cidade, é possível enxergar pinturas que retratam a identidade de Gonçalves, realizadas pelo artista Dingo. A iluminação da torre da igreja Matriz será instalada por escaladores da região junto a eletricistas experientes da cidade. 

Álvaro Costa, secretário de turismo e cultura da Prefeitura de Gonçalves comenta sobre o processo: “A ideia nasceu do objetivo de realizar um Natal que viesse de encontro com a identidade que viemos construindo desde 2021. Junto com especialistas da comunicação visual e a comunidade, escolhemos ícones que representam a cidade, ou seja, uma comunicação afetiva. Então, trazer saberes e fazeres para essa edição do nosso Natal foi uma escolha muito pensada e consciente: iluminação, enfeites e programação acolhedora e próxima. É como se estivéssemos chegando na casa da vó para celebrar, numa escala proporcional ao nosso tamanho. O mundo está precisando dessa atmosfera de colaboração e solidariedade”.

SERVIÇO

Natal por várias mãos

3 a 30 de dezembro 

Gonçalves – MG

Mais informações: goncalves.mg.gov.br/ 

instagram.com/prefeituramunicipaldegoncalves/ 

https://www.instagram.com/turismoculturagoncalves/