Início » Secretaria de Educação abastece escolas da capital com alimentos oriundos da agricultura familiar
Geral

Secretaria de Educação abastece escolas da capital com alimentos oriundos da agricultura familiar

60 toneladas de alimentos foram destinados à merenda escolar

Aproximadamente 60 mil quilos de alimentos foram destinados às escolas da rede pública de ensino, na capital, para atender a merenda escolar. Nesta segunda-feira (27/03), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto repassou verduras, legumes, frutas e polpas que atenderão às escolas no período de uma semana. Os itens alimentícios são todos provenientes da agricultura familiar. 

A destinação dos alimentos é definida segundo a per capta de cada item, em correlação com a quantidade de alunos matriculados nas unidades beneficiadas.

Para o coordenador do Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper), da Secretaria de Educação, Thiago Souza, a importância da parceria com os produtores rurais familiares vai além da qualidade dos itens adquiridos. 

“Os alimentos adquiridos por meio da agricultura familiar auxiliam no fomento e desenvolvimento das regiões alcançadas, porque garantem ao produtor a aquisição dos gêneros alimentícios produzidos. É bom para o aluno, que consome um alimento de qualidade, e para o produtor, que vende o seu trabalho.” 

Por meio da última Chamada Pública geral para associações de produtores rurais da agricultura familiar, realizada em 2022,  mais de 30 contratos foram firmados com associações de produtores rurais, com um valor total de mais de R$26 milhões.

De acordo com Leonardo Pinto, da Gerência de Alimentação Escolar (GAE), ao chegar ao depósito, a equipe analisa todos os itens que compõem o cardápio, para em seguida distribuí-los. “Os nossos profissionais de nutrição analisam os quantitativos de alimentos que recebemos.  A partir desse primeiro processo, distribuímos os itens para as unidades de ensino, de todas as zonas da cidade”. 

Na distribuição desta segunda-feira estão: banana, mamão, mandioca, laranja, polpas de frutas, abóbora, limão, melancia e pimenta de cheiro. 

De acordo com a nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar da Secretaria de Educação, Jozelina Castro, os itens possuem um valor nutricional indispensável para a vida escolar dos estudantes. 

“Esses alimentos entregues pela agricultura familiar são ricos em vitaminas e minerais e, juntos dos macronutrientes (proteínas e carboidratos), complementam os micronutrientes que os alunos necessitam no dia a dia”.