Início » Mirante Lúcia Almeida tem vista para o rio e chegada de cruzeiros
Manaus

Mirante Lúcia Almeida tem vista para o rio e chegada de cruzeiros

A obra do mirante Lúcia Almeida construído pela Prefeitura de Manaus, dentro da primeira etapa do programa “Nosso Centro”, compõe o cenário, às margens do rio Negro, que encanta a população e, principalmente, os turistas que visitam a cidade. Nesta quarta-feira, 13/3, o espaço enquadrou um belo cartão-postal com a presença do inédito cruzeiro MSC Poesia.

O cruzeiro atracou no porto de Manaus com 3.189 turistas, ávidos para conhecer as encantadoras belezas do Amazonas. Com 294 metros, o MSC Poesia é o maior navio da “Temporada de Cruzeiros” 2023/2024, em tamanho e volume de turistas.

Na próxima temporada, com as primeiras obras já inauguradas, os turistas a bordo terão mais opções de passeios, lazer, gastronomia e roteiros no entorno, no início da avenida 7 de Setembro, no Centro, próximo à base da Marinha do Brasil, na chamada largo da Ilha de São Vicente.

O mirante, uma obra de reabilitação no centro histórico, tem quase 58 metros de comprimento e mais de cinco mil metros quadrados de área construída, fazendo parte de um conjunto de mais três intervenções: largo da Ilha de São Vicente, casarão Thiago de Mello e Píer Turístico.

O projeto arquitetônico é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e os recursos investidos são do Tesouro Municipal.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, obras como as do “Nosso Centro” vão ajudar a transformar a área central da capital e ainda melhorar a experiência turística, especialmente no porto, a partir da criação de um ambiente mais agradável e atraente. A ideia, segundo ele, é proporcionar aos turistas uma impressão positiva da cidade, oferecendo atrações culturais, artesanato, gastronomia e novos ambientes públicos.

“Toda essa estrutura que estamos construindo vai oferecer vistas panorâmicas do rio e da floresta, um ponto, no centro da cidade, para contemplar o pôr do sol, entre outros atrativos”, disse o prefeito.

O complexo de obras que será inaugurado a partir de abril está no conjunto de grandes entregas que a Prefeitura de Manaus fará para a cidade. São obras que os moradores e visitantes poderão apreciar e incluir na agenda, além de somarem ao resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

“O prefeito David Almeida tem muito orgulho de estar aportando recursos nesta grande mudança sobre a importância do centro de Manaus. A diretriz que seguimos é de que o trabalho não para e que temos hoje uma nova dinâmica de gestão pública, muito assertiva e muito comprometida com seu futuro e sua pujança na representatividade de toda a região amazônica”, completou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

“Nosso Centro”

Com mais de 95% de obras concluídas, o prédio está na fase de finalização de serviços, acabamentos e ajustes técnicos, além de testes de iluminação. O prédio já recebe pintura artística em grandes murais centrais e também vai ganhar paisagismo. Paralelamente, a varanda principal curvada recebe o guarda-corpo. No entorno, operários trabalham na colocação de paver na rua e de pedra São Thomé, no térreo.

Esta é a primeira etapa de obras do programa “Nosso Centro”, lançado pela gestão David Almeida em 2021 e que desde então vem reabilitando o centro histórico da capital em várias frentes e integrando diversas secretarias e órgãos. São quatro obras em execução – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e Píer Turístico.

Paralelamente à intervenção, a prefeitura monta as operações para ocupação dos prédios, implementa a sinalização gráfica personalizada dos espaços públicos e cria um manual de bom uso das edificações, para o melhor aproveitamento das novas áreas que em breve serão inauguradas e vão poder receber a todos os visitantes.

O programa de reabilitação da Prefeitura de Manaus realizou a desapropriação de seis imóveis que estavam abandonados no local, mantendo a ambiência do entorno.