Início » Câmara retoma os trabalhos com presença do prefeito de Manaus
Política

Câmara retoma os trabalhos com presença do prefeito de Manaus

Cerimônia contou com a participação dos vereadores da 18ª Legislatura, além de autoridades, convidados e da população manauara

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), abriu, nesta terça-feira (06/02), os trabalhos legislativos do ano de 2024. A cerimônia foi marcada pela leitura da Mensagem Anual, seguindo o Regimento Interno da CMM, feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

A solenidade contou com a presença de autoridades, secretários do Executivo Municipal e os 41 parlamentares que integram a 18ª Legislatura na Casa. A galeria do plenário Adriano Jorge também foi preenchida pela população, que acompanhou a cerimônia. Após a abertura da sessão realizada por Caio André, David Almeida fez um discurso de aproximadamente 30 minutos na tribuna.

De acordo com o presidente da CMM, a expectativa é a melhor possível para o início dos trabalhos no parlamento em 2024. Em coletiva de imprensa, o presidente citou ações como o projeto Câmara Cidadã, e afirmou que a ideia é ampliar a iniciativa para fora do espaço legislativo.

“Nós temos trabalhado com muito afinco para dar a oportunidade dos vereadores desempenharem o papel que lhes foi concedido pelos cidadãos de Manaus, que é representar os mais diversos segmentos da nossa população, trazendo modernidade, e não será diferente esse ano”, disse Caio André.

Além do prefeito David Almeida e do presidente da CMM, participaram da Mesa de Honra da sessão solene o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante); o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PSDB), o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; e representantes do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Arquidiocese de Manaus e Assembleia de Deus.

Mensagem Anual – A leitura da mensagem anual faz parte do Regimento Interno da CMM, especificamente no artigo 122 do documento. O artigo cita que o prefeito, no dia 6 de fevereiro, vem ao parlamento para fazer um balanço das ações do município junto ao plano de metas para o ano em curso.

Na CMM, David Almeida apresentou um vídeo com o resumo das ações da prefeitura em três anos de gestão. Em seguida, na leitura da mensagem, o prefeito destacou os avanços do Executivo Municipal em diversas frentes da prefeitura de Manaus.

“Eu desejo a todos um bom ano legislativo. Um ano de êxito e que a população possa ser vista em primeira mão, possa ser a protagonista. Questões políticas, eleitorais, fiquem apenas para o período eleitoral. Nesse momento eu estou preocupado com entregas, seja na saúde, educação, segurança, infraestrutura, limpeza pública, administração, cultura, esporte, lazer, habitação, em todas as área, a prefeitura está presente”, afirmou David Almeida.