Início » TJAM divulga iniciativas para assegurar as garantias constitucionais dos povos originários
Amazonas

TJAM divulga iniciativas para assegurar as garantias constitucionais dos povos originários

Neste mês de abril, no qual será celebrado no próximo dia 19 o “Dia dos Povos Indígenas” – em conformidade com a Lei Federal 14.402 de 2022 –, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) divulga algumas das diversas e recentes iniciativas do Poder Judiciário Estadual para assegurar as garantias constitucionais dos povos originários.

As ações elencadas na presente matéria, executadas sobretudo pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária e Socioeducativo (GMF/TJAM) e a Coordenadoria de Audiência de Custódia, evidenciam a perspectiva do Tribunal de Justiça em valorizar e assegurar direitos aos povos indígenas, alinhando-se a diretrizes, com este fim, emanadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentre as quais a Resolução CNJ 454/2022, que estabelece diretrizes e procedimentos para efetivar a garantia do direito ao acesso ao Judiciário de pessoas e povos indígenas e também a Resolução CNJ 287/2019, que estabelece procedimentos ao tratamento das pessoas indígenas (acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade) e dá diretrizes para assegurar os direitos a tais populações no âmbito criminal no Poder Judiciário.

De acordo com a representante do Programa “Fazendo Justiça/CNJ” no Amazonas, Luanna Marley, a literatura especializada indica que, atualmente, há no Brasil, cerca de 790 mil pessoas indígenas e 266 etnias registradas. “No entanto, dados preliminares do Censo estimam uma população de 1.489.003 pessoas e com o Amazonas concentrando o maior número de etnias indígenas no Brasil, sendo que o maior número de povos isolados está na região do Vale do Javari, além de aproximadamente 53 línguas faladas”, afirmou. 

Material Informativo elaborado em Língua Indígena

Considerando a realidade dos povos indígenas no âmbito da justiça criminal no Estado do Amazonas, em 2022, o Conselho Nacional de Justiça, no marco do “Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD)”, desenvolveu iniciativa pioneira no Brasil que consistiu na tradução e lançamento de cartazes informativos sobre audiência de custódia nas línguas oficiais do município de São Gabriel da Cachoeira, sendo elas: Baniwa, Nheengatu e Tukano (Lei Municipal 145/2002). A iniciativa piloto contou com a parceria do Instituto Socioambiental (ISA) e a Federação das Organizações dos Povos Indígenas do Rio Negro.

O projeto foi ampliado neste ano de 2023 em uma ação realizada de forma conjunta pelo Tribunal de Justiça do Amazonas e Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) com o apoio da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), do Museu Magüta, do Projeto Agrovida e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Na última quinzena de março deste ano de 2023, o lançamento da nova fase do projeto ocorreu no município de Tabatinga com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Ministra Rosa Weber e também da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

Conforme a juíza de Direito, Andrea Jane Medeiros, uma das coordenadoras do projeto, em sua expansão, a iniciativa contemplou a tradução do material informativo (cartazes) para mais quatro línguas indígenas faladas na região do Alto Solimões e Vale do Javari, sendo elas: Tikuna, Kanamari, Marubo e Matis.

Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre direitos dos Povos Indígenas e Justiça Criminal

No último dia 31 de março, o TJAM lançou, oficialmente, o “Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre direitos dos Povos Indígenas”, criado pela Portaria Conjunta n.º 35/2022, objetivando o aprimoramento, suporte e implementação da Resolução CNJ n.º 287/2019 no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Amazonas.

Conforme explanado na solenidade de lançamento pela supervisora do GMF/TJAM, desembargadora Luíza Cristina Marques,  incumbe ao Grupo de Trabalho realizar estudos sobre o contexto atual da justiça criminal e os direitos de pessoas indígenas; desenvolver protocolos destinados ao cumprimento das determinações das Resoluções do Conselho Nacional de Justiça; aprimorar o cadastro de intérpretes forenses e antropólogos credenciados para atuação em processos judiciais e, sobretudo, contribuir para o  desenvolvimento de fluxos interculturais entre sistema de justiça e comunidades indígenas.

Aprimoramento dos sistemas SAJ e do PROJUDi para a identificação de processos que têm como parte pessoas indígenas

No âmbito da Justiça Estadual, conforme a Coordenação de Audiência de Custódia, os sistemas de tramitação processual SAJ e o PROJUDI devem passar por uma atualização a fim de garantir que as pessoas autodeclaradas indígenas (sejam elas autoras das Ações ou rés) possam ser devidamente identificadas em tais sistemas, incluindo (na identificação processual) suas etnias e língua(s) falada(s), passando a constar nos registros de todos os atos processuais.  Tais informações, quando viabilizadas, constarão especialmente nas atas de audiências de custódia, em consonância com o art. 7.º. da Resolução CNJ 213/2015, tendo como objetivo promover o acesso à justiça e garantir o adequado tratamento das pessoas indígenas que acessam o Poder Judiciário Estadual.

Realização de mutirão carcerário voltado para processos de pessoas indígenas

O GMF/TJAM, durante o mês de abril do ano corrente, tem programado um mutirão para providenciar a identificação e verificar o comprimento da Resolução CNJ 287/2019, observando se estão efetivamente asseguradas as garantias constitucionais das pessoas indígenas.

Com informações da assessoria.