Início » Destinos Inteligentes é selecionada pelo EmbraturLab
Notícias Corporativas

Destinos Inteligentes é selecionada pelo EmbraturLab

A startup paulista Destinos Inteligentes foi selecionada entre mais de 170 empresas de tecnologia de todo o Brasil para participar, nos próximos três meses, do programa de aceleração da Embratur, agência de fomento do Ministério do Turismo

A Destinos Inteligentes foi selecionada para o programa Aceleração EmbraturLab que objetiva impulsionar a inovação no setor do turismo e promover sua competitividade e sustentabilidade. O programa de aceleração é fruto da parceria entre a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, órgão vinculado ao Ministério do Turismo, e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina.

O Turistech Hub Brasil desempenha um papel de liderança na agenda de inovação no turismo, buscando constantemente impulsionar o desenvolvimento do setor, enquanto a EmbraturLab caracteriza-se pela colaboração de universidades, pesquisadores e empreendedores engajados em promover ações inovadoras no âmbito do turismo.

Programa Aceleração EmbraturLab 

A Destinos Inteligentes foi selecionada por uma banca de especialistas entre mais de 170 startups de todo o País, na primeira fase classificatória para competir com outras 14 empresas num pitchday – curta apresentação virtual feita pelo CEO Rodrigo Raineri, no último dia 14 de julho. Três dias depois (17/07), a EmbraturLAB e a Turistech Hub anunciaram a Destinos Inteligentes entre as oito startups selecionadas a participar do programa de aceleração.

Nos próximos três meses, a startup paulista participará de mentorias e workshops ministrados por especialistas, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para inovar a governança, o comércio e a experiência dos turistas no Brasil.

As soluções podem abranger desafios relacionados à promoção do turismo brasileiro, infraestrutura, mobilidade, meios de pagamento, qualidade e disponibilidade de acomodações, sustentabilidade e gastronomia, entre outros temas relevantes para o setor. Durante o processo de aceleração, serão priorizadas soluções baseadas em tecnologias verdes, que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo. Isso inclui, por exemplo, a implementação de práticas sustentáveis nos hotéis e a promoção do turismo responsável.

Uma das ideias centrais do programa Aceleração EmbraturLab é criar um amplo banco de dados que permita às empresas de turismo identificar tendências e comportamentos dos consumidores, personalizando suas ofertas de acordo com a demanda do público.

As startups mais promissoras terão a oportunidade de realizar um teste prático no Rio de Janeiro, como uma etapa adicional ao programa de aceleração. Ao final desse processo, a equipe do EmbraturLab selecionará três startups para realizar uma prova de conceito, com acesso a um fundo de investimento.

As startups que obtiverem resultados positivos serão amplamente promovidas pela Embratur, com o objetivo de que suas soluções inovadoras sejam adotadas em todo o país, beneficiando tanto o setor do turismo quanto os turistas que visitam o Brasil. 

“A conquista da Destinos Inteligentes como selecionada nesse programa de aceleração é um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho e do nosso potencial e uma oportunidade para impulsionar o crescimento e o impacto no setor turístico. Sempre menciono em minhas apresentações que juntos vamos revolucionar o turismo brasileiro”, comemora Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.

Destinos Inteligentes

A Destinos Inteligentes desenvolveu um Sistema de Gestão Inteligente do Turismo com acesso a um painel de gestão para a governança. Os dados lançados no sistema dão ao gestor uma visão consolidada sobre a distribuição do inventário, a capacidade de atendimento dos atrativos e meios de alimentação, a quantidade de leitos da hotelaria, a geração de empregos diretos e indiretos, a segmentação turística da cidade, informações sobre acessibilidade, atendimento em idioma estrangeiro, tipo de público, entre muitos outros indicadores.

Estes dados compõem a base de informações do aplicativo mobile para turistas e moradores, além de divulgar e promover o trade, os eventos e os roteiros locais. Questionários de avaliação podem ser elaborados e aplicados automaticamente, de acordo com a geolocalização do usuário.

Em suma, as cidades e regiões dispõem de um guia turístico digital oficial e gratuito, com mapa interativo, no qual é possível explorar os pontos turísticos, informar-se sobre o calendário de eventos, escolher os meios de hospedagem e de alimentação, elaborar seus próprios roteiros, conhecer os serviços e estabelecimentos comerciais. Tudo de forma prática e intuitiva, 100% geolocalizado, em dez idiomas, com informações sobre acessibilidade, se aceita animais, horários de funcionamento, formas de pagamento, imagens ilustrativas e diversas informações.

A partir dos dados gerados pelo aplicativo, em tempo real, é possível acessar através do painel de gestão informações atualizadas e dinâmicas como, por exemplo: as palavras mais buscadas, o fluxo de turistas, avaliar os resultados dos questionários de opinião (estudos de demanda), bem como o acesso ao Dashboard com mais estatísticas e relatórios.

A Destinos Inteligentes já está em operação em 55 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará.

Acesso gratuito ao aplicativo mobile na Apple Store e Google Play

Para conhecer a Plataforma de Gestão do Turismo: http://www.destinosinteligentes.tur.br 

#destinosinteligentes
#Guiaturisticodigital
#SistemadeGestãoInteligentedoTurismo
#juntosvamosrevolucionaroturismo