Início » Fundos Imobiliários chamam atenção de investidores
Notícias Corporativas

Fundos Imobiliários chamam atenção de investidores

Com aumento de popularidade, FIIs somam mais de 2,5 milhões de investidores na B3

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) parecem ter caído no gosto do investidor brasileiro, especialmente nos últimos cinco anos. Dados da B3 revelam que o número de investidores nessa modalidade passou de 208 mil investidores em 2018 para 2,5 milhões em dezembro de 2023. O patrimônio líquido, por sua vez, encerrou o ano em R$ 221 bilhões. 

Os Fundos Imobiliários são veículos de investimento coletivo no mercado financeiro e têm como principal objetivo a aquisição e gestão de ativos imobiliários, como prédios comerciais, shoppings, galpões industriais e até mesmo hotéis, resorts e parques temáticos. Funcionam como uma forma acessível para os investidores participarem indiretamente do mercado imobiliário, sem precisarem adquirir propriedades físicas ou se preocupar com gastos de manutenção e condomínio.

Os FIIs são formados por cotas, que são pequenas frações do patrimônio do fundo, e os investidores podem comprá-las ou vendê-las na bolsa de valores, conferindo liquidez ao investimento.

Setor aquecido

“A recuperação das cotações na Bolsa e o início do ciclo de cortes da taxa Selic, que teve quatro reduções em 2023, são o início de um novo ciclo virtuoso na economia do país”, acredita André Catrocchio, sócio-diretor da Hectare Capital. 

“No caso do investimento em renda variável, como é o caso dos FIIs, os juros mais baixos tendem a valorizar esse tipo de investimento, já que em um ambiente econômico mais favorável o número de novos projetos e de emissões de papéis aumenta”, completa.

Sobre a Hectare Capital

A Hectare Capital atua no mercado de fundos de investimento imobiliário de forma 100% independente, alinhada às melhores práticas do mercado e com o propósito de potencializar negócios junto a empresas dos mais variados setores e com foco no desenvolvimento do turismo brasileiro. Um dos seus principais fundos, o HCTR11, entregou o maior volume acumulado de dividendos entre os FIIs que compõem o IFIX desde julho de 2019.

Para saber mais, basta acessar: www.hectarecapital.com.br