Início » Zona Norte de Manaus ganha reforço na saúde com entrega de UBS reformada
Manaus

Zona Norte de Manaus ganha reforço na saúde com entrega de UBS reformada

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quinta-feira, 25/1, as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Anna Barreto, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital. Com a entrega, o número de unidades da rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), revitalizadas, reformadas e construídas na atual gestão municipal chega a 67, com intuito de promover avanços no plano de qualificação da rede assistencial de saúde.

“Nós ampliamos a capacidade de atendimento da prefeitura, fizemos um concurso público, qualificamos os nossos servidores e nós saímos de uma realidade muito ruim, como em 2021. Hoje, pela sexta vez, estamos confirmados pelo Ministério da Saúde como a melhor Saúde Básica do Brasil, e esse serviço de ampliação, de modernização, de estruturação das nossas unidades básicas faz com que possamos melhor servir a população com serviços de qualidade e também dando condições de trabalho aos nossos servidores”, disse Almeida.

Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal também anunciou que 200 novos Agentes Comunitários da Saúde (ACSs) vão ser implementados na estrutura. “Nós vamos buscar mais 200 ACSs do nosso cadastro de reserva, para que eles possam se somar às nossas equipes de saúde da família e, assim, completar o nosso quadro dada a ampliação que nós temos, com as inaugurações que vamos fazer das novas unidades porte 4. Nós já chamamos 300, agora mais 200, então são 500 ACSs somente na nossa gestão”, completou.

Estrutura

Considerada de grande porte, a unidade passou por obras de reforma, adequação e ampliação para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do sistema público da capital.

A estrutura será referência para 52 mil moradores da Cidade de Deus e de outros dez bairros e comunidades da região, com capacidade para realizar 36 mil procedimentos por mês, entre consultas, exames e acompanhamento de saúde básica, além de serviços especializados como ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x e fisioterapia, como destacou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

“Desde o início da gestão do prefeito David, já se nota que o atendimento é mais humanizado, e esse é um compromisso nosso também. Nós atendemos, acolhemos com carinho todos os usuários do SUS. Nós temos aqui serviços além da Atenção Básica, porque a gente sente que Manaus não tem mais condições de ficar só no atendimento primário. Então, em algumas unidades, onde a gente consegue avançar, começamos a especializar em alguns serviços”, ressaltou.

Com as obras, no valor total de R$ 1,5 milhão, a USF Anna Barreto passa a ter 49 ambientes reformados e modernizados, sendo nove consultórios médicos e de enfermagem, um consultório farmacêutico, quatro consultórios odontológicos, farmácia e ambientes exclusivos para coleta de material para exames, curativos, nebulização, raio-X, observação, imunização, ultrassonografia, eletrocardiograma e fisioterapia, além das áreas administrativas e de serviço.

As intervenções levaram em consideração as normas de saúde e de acessibilidade, contemplando a adequação de rampas e portas, troca da cobertura, revisão elétrica e hidrossanitária, cabeamento lógico, pintura geral, instalação da estação de tratamento de esgoto, sistema de combate a incêndio, revitalização do sistema de climatização e substituição do reservatório elevado.

Assistência

Quatro equipes de Saúde da Família (eSF), duas equipes de Atenção Primária (eAP) e quatro equipes de Saúde Bucal (eSB) serão responsáveis pelos atendimentos realizados na própria unidade e em visitas domiciliares. Com um total de 95 servidores, as equipes de assistência incluem médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, técnicos de radiologia, técnicos de patologia, agentes comunitários de saúde e assistentes administrativos.

A carteira de serviços da unidade inclui consulta médica em clínica geral, consulta de enfermagem, consulta de odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro, atenção à saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, vacinação, controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos da farmácia básica, de antibióticos e de medicamentos controlados.

A USF oferece, ainda, ambulatório de Seguimento do Bebê de Risco, ações dos programas de tuberculose e hanseníase; acompanhamento das condicionalidades de saúde dos Programas Sociais; exame preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, exames de laboratório; fisioterapia, ultrassonografia e eletrocardiograma.