Início » Em meio a aumento de casos de dengue, Semsa prepara ação para intensificar combate ao Aedes Aegypti
Destaque Manaus

Em meio a aumento de casos de dengue, Semsa prepara ação para intensificar combate ao Aedes Aegypti

Nesta sexta-feira, 26/1, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza uma mobilização no bairro Redenção, zona Oeste, para conscientizar sobre os riscos das arboviroses, como a dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo Aedes aegypti.

O evento, organizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, ocorrerá das 8h às 12h, com 97 profissionais de saúde realizando visitas domiciliares e inspeções em terrenos baldios, comércios e borracharias. Moradores são orientados a realizar a limpeza de residências, separando entulhos para coleta pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

A ação no bairro Redenção é parte do planejamento da Semsa para combater as arboviroses em Manaus, considerando o aumento de casos em todo o Brasil. A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, Rúbia Medeiros, explica que o plano visa intensificar ações nos bairros mais afetados.

De acordo com o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de novembro do ano passado, somado aos casos notificados de zika, chikungunya e dengue, nove bairros prioritários foram identificados, incluindo quatro na zona Oeste: Redenção, Alvorada, Lírio do Vale e Compensa.

O Mapa de Vulnerabilidade norteou as ações, indicando locais críticos. Além dos quatro bairros na zona Oeste, ações foram intensificadas em Santo Agostinho e Nova Esperança.

Em esforços interinstitucionais, a Semulsp realizou megaoperação para retirada de pneus em locais como borracharias, visando eliminar potenciais criadouros do Aedes aegypti. O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destaca a importância da colaboração da população.

Dados do Ministério da Saúde mostram que Manaus já notificou 2.059 casos de dengue em 2024, comparados a 132 em janeiro de 2023. A coleta de pneus é uma das ações para reduzir riscos, junto a bloqueios químicos e mecânicos e educação em saúde.

A população é incentivada a inspecionar residências semanalmente, contribuindo para a proteção de suas famílias e comunidades.