Início » Marina Silva se reúne com ONGs da causa animal e recebe sete abaixo-assinados com 4 milhões de signatários
Política

Marina Silva se reúne com ONGs da causa animal e recebe sete abaixo-assinados com 4 milhões de signatários

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu na tarde desta terça-feira (16) com representantes da plataforma de abaixo-assinados Change.org e de diversas organizações da causa animal. O encontro foi feito para entregar à ministra sete petições, que reúnem quase 4 milhões de assinaturas, sobre diversas demandas ligadas à proteção dos direitos dos animais. 

Com os abaixo-assinados em mãos, a ministra destacou como o movimento une muitas redes e organizações, resultando em um “peso” enorme de milhares e milhares de assinaturas. A conversa foi conduzida por um tom emocionado devido à abertura que o ministério tem dado ao ativismo pelos direitos dos animais. Marina destacou que a causa ainda é marginalizada. 

“Essa carga emocional é natural quando a gente está envolvido profundamente com uma causa que às vezes é incompreendida, é marginalizada, e não encontra os espaços de compreensão”, falou a ministra. Marina enfatizou que, embora as leis protejam os animais em relação à crueldade, ainda é preciso uma evolução no terreno da proteção individual. 

“E a responsabilização da sociedade? A gente tem que se responsabilizar socialmente, coletivamente e institucionalmente por essas outras formas de existência, essas outras formas de vida que são tão suplementares à nossa forma de vida e à nossa própria existência”, disse.

O maior abaixo-assinado que foi entregue à ministra reúne, sozinho, 1,6 milhão de signatários. A petição trata da necessidade de aprovação de uma lei que proíba a realização de testes em animais durante a fabricação de cosméticos. A campanha foi criada pela Humane Society International (HSI) e segue coletando mais assinaturas na plataforma Change.org. 

Outros dois manifestos que foram levados ao ministério se posicionam contra propostas de liberação da caça no Brasil e pedem medidas mais rígidas contra os crimes praticados contra animais de vida livre. Aquecidos pela polêmica de casos recentes de onças pintadas caçadas no Mato Grosso, os abaixo-assinados engajam mais de 1,5 milhão de apoiadores. A mobilização, criada pelo movimento “Todos Contra a Caça”, reúne várias organizações ligadas à causa dos animais, que foram representadas, na reunião, pela ONG Ampara Animal.

“Levamos ao ministério o apelo da sociedade em torno de diversas pautas ligadas aos direitos dos animais. No total, foram 3,9 milhões de assinaturas simbolizando a voz de brasileiros e brasileiras que se mobilizaram por meio de abaixo-assinados para pedir medidas das autoridades para questões urgentes ligadas à causa animal, no nosso País”, conta Monica Souza, diretora-executiva da Change.org Brasil, que também participou do encontro.  

Além da ministra, estavam o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; o secretário-executivo, João Paulo Capobianco; a secretária de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Rita Mesquita; e a diretora-executiva do Departamento de Proteção e Defesa Animal, Vanessa Negrini. 

“Esse momento aqui já é uma grande vitória para a gente, porque nós estamos sendo ouvidos. É um momento de muita esperança. Nós começamos esse ano com muita esperança. Agradeço muito à Vanessa porque ela tem nos dado muita oportunidade, tem aberto muitas portas para os direitos dos animais”, falou emocionada Ana Paula de Vasconcelos, da Frente Nacional em Defesa dos Jumentos. “Nós estamos bem representados”, acrescentou. 

Além da equipe da Change.org e da Frente dos Jumentos, as outras organizações que lideram as mobilizações apresentadas à ministra e que participaram do encontro foram a Mercy For Animals no Brasil, a Ampara Animal e a Humane Society International (HSI). 

“A gente ainda tem muita coisa para construir nessa agenda”, enfatizou a secretária de Biodiversidade do MMA, Rita Mesquita. “A gente vai ter que trabalhar muito para assegurar lugar para todas essas espécies que são nossas. E principalmente para assegurar que nossa sociedade reconheça as espécies pelas quais nós somos responsáveis”, completou. 

O ministério recebeu e se comprometeu a analisar cada demanda apresentada. 

Os outros abaixo-assinados

A quarta petição levada à Maria Silva foi aberta pela Mercy For Animals no Brasil em parceria com a ativista Luisa Mell e pede a proibição da exportação de animais vivos para abate. Mais de meio milhão de assinaturas foram coletadas na mobilização. A quinta, que engaja 30 mil apoiadores, exige o fim do abate de jumentos, que mais acontece no Nordeste. 

Além dessas cinco mobilizações, ainda foram entregues ao Ministério do Meio Ambiente as assinaturas reunidas em outras duas petições online. Uma delas, com 84 mil assinaturas, protesta contra a construção de um complexo eólico na Bahia, que ameaça a arara-azul-de-lear, espécie em perigo de extinção que habita o local onde será feito o parque. 

O último abaixo-assinado que foi apresentado pela equipe da Change.org e ativistas reivindica um basta à violência contra equinos utilizados em operações policiais. A campanha foi motivada pelo episódio de um cavalo agredido durante os ataques em 8 de janeiro, quando vândalos invadiram os prédios de Brasília. Um total de 15 mil pessoas assinou o manifesto. 

Mutirão de entregas de petições

A audiência faz parte de uma ação promovida pela organização Change.org para levar demandas dos brasileiros a autoridades tomadoras de decisão no Governo Federal. No total, serão entregues 21 petições, totalizando 20,4 milhões assinaturas, a cinco ministérios.  

“O objetivo dessa ação é abrir diálogo e espaço para que a manifestação pública dessas milhões de pessoas que se mobilizam em abaixo-assinados na internet possa ressoar dentro dos gabinetes do governo e provocar a ação das autoridades”, explica Monica Souza. 

Ainda nesta terça-feira (16), houve um encontro com o Ministério dos Direitos Humanos para a entrega de cinco petições que reúnem quase 6 milhões de assinaturas em pedidos de justiça para vítimas fatais de racismo no País – o menino Miguel Otávio e o adolescente João Pedro, de direitos para pessoas trans e travestis e de conclusão para o caso Dom e Bruno. 

Nesta quarta (17), deve acontecer uma nova audiência com o Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para a entrega de mais duas campanhas que acumulam 7,3 milhões de assinaturas em defesa de dois biomas brasileiros – a Amazônia e o Pantanal

Criada ainda em 2018, a campanha contra o desmatamento ilegal e a exploração irresponsável da Amazônia é a maior já aberta na versão brasileira da plataforma Change.org. 

Ainda nesta quarta, um encontro será realizado com o Ministério da Educação (MEC), às 16h30, para a apresentação de duas petições que acumulam 3,1 milhões de assinaturas em defesa das universidades públicas e contra a proposta de taxação dos livros. 

Já na quinta-feira (18), serão realizados encontros com os ministérios das Mulheres e da Igualdade Racial. Ao primeiro órgão, serão levadas, às 14 horas, seis petições em defesa de leis e políticas públicas sobre saúde, acessibilidade, segurança, justiça e trabalho. 

Às 16h30, uma reunião com o Ministério da Igualdade Racial fechará o mutirão de entregas. Além da equipe da Change.org, os pais do adolescente João Pedro também participarão. Na data, completam-se três anos do assassinato do menino. 

 Ao ministério serão apresentados dois manifestos abertos na Change.org: “Justiça por João Pedro”, com 3 milhões de assinaturas, e “Justiça por Miguel”, que reúne 2,8 milhões de signatários. Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio, morto ao cair de um prédio em Recife (PE), também no ano de 2020, falará em uma carta que será apresentada ao Ministério.

Quem é a Change.org

Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados e ativismo digital do mundo voltada para a mudança social. Com mais de 500 milhões de usuários em 196 países, a organização contabiliza uma vitória por hora em abaixo-assinados online no planeta. 

A missão da organização é empoderar cidadãos para gerar mudanças a nível local, nacional e global. Como plataforma plural, aberta, gratuita e independente, contribui com o fortalecimento da democracia nos países onde atua. No Brasil, a Change.org está ativa desde 2012, possui 40,9 milhões de usuários e acumula mais de 1,2 mil histórias com finais felizes, provando que a união de vozes e o ativismo digital alcançam conquistas que impactam vidas. 

Imprensa

Para entrevistar a diretora-executiva da Change.org Brasil, Monica Souza; integrantes das ONGs; e outros participantes do “mutirão de entregas”, contate a assessoria de imprensa da Change.org: imprensa@changebrasil.org / (11) 96921-5666.