Início » Prefeitura de Manaus fará vistoria de mais de 25 mil imóveis para medir infestação do Aedes aegypti
Manaus

Prefeitura de Manaus fará vistoria de mais de 25 mil imóveis para medir infestação do Aedes aegypti

Para realizar o 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2023, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai vistoriar 25.769 imóveis, selecionados por amostragem, em 63 bairros nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

O trabalho, que foi iniciado na segunda-feira, 6/11, envolve 224 profissionais, entre Agentes de Controle de Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que vão visitar os imóveis para a identificação, eliminação e tratamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de ações de Educação em Saúde, finalizando as ações no dia 22 de novembro.

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, explica que o LIRAa é realizado duas vezes ao ano em Manaus e é uma estratégia que permite a elaboração de um diagnóstico sobre o nível de risco no que se refere às doenças transmitidas pelo Aedes, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya.

“Durante o LIRAa, os agentes de saúde realizam coleta de larvas do mosquito e o material é encaminhado para análise em laboratório, quando é feita a identificação da espécie do mosquito. Esse trabalho permite que se saiba quais locais apresentam maior ou menor índice de infestação do Aedes em cada bairro de Manaus. O LIRAa também identifica os tipos predominantes de depósitos que acumulam água nas residências e que podem ser utilizados como criadouros para a reprodução mosquito”, informou Alciles Comape.

O 1º LIRAa do ano de 2023, realizado entre 10 e 26 de abril, apontou um índice de infestação predial de 2,5% em Manaus, resultado que manteve o município de Manaus com uma classificação de médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, e identificou 19 bairros em alta vulnerabilidade, 27 bairros em média vulnerabilidade e 17 bairros em baixa vulnerabilidade.

“Com essas informações, a Semsa estabeleceu prioridades e elaborou estratégias para o controle do Aedes aegypti, reduzindo o risco de surtos de dengue, zika e chikungunya”, destaca Alciles Comape.

Casos

Dados da Semsa mostram que, de janeiro a 9 de outubro deste ano, Manaus registrou 495 casos confirmados de dengue, em uma redução de 52% em relação ao mesmo período de 2022, quando houve o registro de 1.034 casos.

Além de casos de dengue, Manaus registrou este ano 21 casos confirmados de zika vírus, em uma redução de 63,8% em comparação com ano passado; e 36 casos confirmados de chikungunya, com redução de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado.