Início » Operação ‘Boas Festas’: Ipem-AM fiscaliza mais de 13,4 mil produtos natalinos em Manaus e Região Metropolitana
Amazonas

Operação ‘Boas Festas’: Ipem-AM fiscaliza mais de 13,4 mil produtos natalinos em Manaus e Região Metropolitana

MANAUS - AM: 13/12/2023 - IPEM X OPERAÇÃO ‘BOAS FESTAS’, REALIZADA NA LOJA MINI 25 VARIEDADES, NO PORTO DE MANSUS - CENTRO. FOTOS: ANTONIO LIMA/SECOM

Ao todo, 2.152 itens natalinos foram apreendidos, e 100 estabelecimentos foram visitados pelas equipes de fiscalização do instituto

No período de 5 a 15 de dezembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) fiscalizou 13.412 produtos natalinos no comércio de Manaus e Região Metropolitana, durante a operação “Boas Festas”. Essa ação foi realizada em todo o país pelos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O balanço da operação, divulgado nesta segunda-feira (18/12), aponta que, do total de itens verificados, 2.152 foram reprovados e apreendidos por estarem fora dos padrões de qualidade e segurança, além de não apresentarem certificação do Inmetro.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a ação foi desencadeada para garantir maior confiabilidade e segurança na comercialização de produtos natalinos.  

“Por meio de uma força-tarefa, os setores de avaliação da conformidade e pré-medidos, produtos embalados na ausência do consumidor, intensificaram as ações de fiscalização e ensaios de laboratórios para assegurar material de qualidade no mercado amazonense, além de orientar os consumidores em relação à obrigatoriedade do selo do Inmetro e de informações em português nas embalagens”, afirmou Renato Marinho.

Ao longo de dez dias de operação, 100 estabelecimentos foram visitados, dos quais seis foram notificados por comercializar produtos irregulares. Após notificação, os representantes das empresas terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao instituto, podendo ser multado em até R$ 1,5 milhão.

Conformidade

Com foco em luminárias natalinas (pisca-pisca) e brinquedos, o setor de conformidade fiscalizou 12.512 itens. Destes, 2.132 foram apreendidos por apresentar irregularidades. No caso dos pisca-piscas, foram constatados plugues fora do padrão e sem certificação do Inmetro.

O diretor-presidente do Ipem-AM alertou para a necessidade de o consumidor ficar atento na hora de adquirir itens bastante utilizados no período natalino, como as luminárias. “Produtos sem a certificação do Inmetro indicam que os mesmos não foram testados e oferecem riscos à segurança do consumidor, podendo causar acidentes graves, como incêndios”, ressaltou.     

Pré-medidos

Um total de 950 produtos pré-medidos tradicionais das festas de fim de ano, entre panetones, frutas cristalizadas, nozes, castanhas, uvas-passas, peru, pernil, chester, tender e bacalhau, foi coletado em 32 estabelecimentos comerciais de Manaus e Região Metropolitana.

Das amostras submetidas a testes no laboratório, 20 (entre pernil, chester, tender e peru) foram reprovadas por apresentarem peso inferior ao declarado na embalagem, em prejuízo ao consumidor.

Atendimento ao consumidor

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.