Início » Setemp entrega carteira nacional do artesão na Associação Indígena Raimundo Mura
cultura

Setemp entrega carteira nacional do artesão na Associação Indígena Raimundo Mura

Ao todo 20 artesãos foram contemplados com a carteira que dispõe de vários benefícios

A equipe do Departamento De Artesanato e Economia Solidária (Daes), vinculado à Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), estiveram na manhã desta terça-feira (28/03), na Associação Indígena Raimundo Mura, no bairro Monte das Oliveiras, fazendo a entrega de mais de 20 carteiras nacional do artesão que concede diversos benefícios aos profissionais.

Além da entrega, a equipe do Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), realizou cadastros para novos artesãos receberem a carteira.  

De acordo com o Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, a carteira possibilita a visibilidade do trabalho feito pelos artesãos. 

“A Setemp continua trabalhando na emissão da Carteira Nacional do Artesanato, sempre motivando a população do estado na geração de emprego e renda, oferecendo todos os benefícios que os profissionais merecem com esse serviço, como emitir a nota fiscal avulsa, além de participar de feiras estaduais, nacionais e até internacionais de artesanato.” detalhou Gilson. 

A iniciativa, que visa o crescimento da geração de emprego e renda, também contará com cursos de qualificação e palestras, voltado para o empreendedorismo.

A cacica da associação, Zilda Mura, agradece o apoio que o Governo, por meio da secretaria, tem dado aos artesãos que fazem parte da associação.

“Vejo no dia a dia o entusiasmo deles para receberem esta carteira. Eles veem uma oportunidade única que o Governo do Estado está dando, para divulgarem o seu trabalho, como uma fonte de renda”.

A artesã Doroteia Batista foi uma das que recebeu a Carteira Nacional do Artesão no evento, e destacou a visibilidade e reconhecimento que terá com seu trabalho graças ao documento.

“Com essa carteira vou poder mostrar as minhas peças, vender elas, com mais profissionalismo e o reconhecimento do meu trabalho”, comemorou.

Carteira do Artesão

A carteira do artesão beneficia de diversas formas o artesão, permitindo a emissão de nota fiscal avulsa e a participação em eventos do artesanato promovidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (Pab). O artesão interessado em obter o documento pode comparecer na sede da Setemp, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, localizado na Avenida Djalma Batista, 1.018, bairro Chapada.