Início » Psicóloga social comenta depressão em regiões do mundo
Notícias Corporativas

Psicóloga social comenta depressão em regiões do mundo

Dados demonstram que os problemas de saúde mental são latentes em regiões como o Brasil, Argentina e Estados Unidos. A psicóloga social, Danieli Nogueira, comenta sobre a prevalência dessas doenças nesses países

A depressão, um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, apresenta realidades distintas nos contextos brasileiro, norte-americano e argentino. Analisando dados recentes, é possível destacar nuances preocupantes sobre a prevalência da doença em cada país, trazendo à luz questões sociais e de saúde mental.

No Brasil, a depressão atinge níveis alarmantes, tornando-se uma questão de saúde pública. Segundo uma revisão de estudos realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, publicada pelo Poder 360, o Brasil lidera as estatísticas de diagnóstico na América Latina. Com uma taxa de 17%, superior à média latino-americana de 12%, revela-se uma situação crítica. Cerca de 5,48% dos brasileiros receberam o diagnóstico, em comparação com 3,12% nos demais países da região.

Em relação a Argentina, a psicóloga social Danieli Silva, que já fez trabalhos voluntários no país, destaca a relevância da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão. A psicóloga pontua: “os  trabalhos realizados em regiões vulneráveis do país revelam uma situação preocupante, com a depressão afetando significativamente a qualidade de vida de muitos argentinos”, e acrescenta que os desafios emocionais associados a traumas profundos demandam estratégias terapêuticas eficazes e atenção total aos atendidos.

Nos Estados Unidos, a pesquisa do Pew Research Center, também veiculada pelo Poder 360, revela um quadro de sofrimento psicológico expressivo durante a pandemia. Com 41% dos adultos afetados e números ainda mais alarmantes entre os jovens, a depressão tornou-se uma preocupação generalizada. A disparidade de impacto conforme a renda evidencia a necessidade de abordagens inclusivas na promoção da saúde mental. A psicóloga, que atua com refugiados e imigrantes, destaca os desafios emocionais desses grupos, reforçando a importância do acesso universal à saúde mental como um direito fundamental.

Danieli enfatiza que a psicologia social desempenha um papel crucial no suporte aos menos favorecidos, reiterando que a saúde mental é um direito fundamental para todos. “Em um cenário global em constante transformação, compreender e abordar a depressão exige não apenas ações individuais, mas também políticas e sociais que promovam um ambiente propício ao bem-estar emocional de todos os cidadãos”, finaliza.