Início » Joana Darc quer instalar o Disque Autismo para a segurança de pessoas com TEA no AM
Política

Joana Darc quer instalar o Disque Autismo para a segurança de pessoas com TEA no AM

A parlamentar defende que a ideia é trazer uma forma de renovar as melhorias para as pessoas com o Transtorno, no Estado

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, poderão contar com um Disque Autismo no Amazonas, caso o Projeto de Lei (PL) nº 402/2023, apresentado pela deputada estadual Joana Darc (UB), seja aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O objetivo da parlamentar é que seja criado um serviço de atendimento telefônico gratuito, para o recebimento de denúncias de maus-tratos e de descumprimento dos direitos da pessoa com TEA.

“Precisamos estabelecer um mecanismo para que as reclamações da comunidade autista sejam registradas e encaminhadas para as  autoridades responsáveis. Não somente isso, mas também de orientar e ajudar os pais ou responsáveis de pessoas autistas. Isso é uma urgência devido ao fato de que ainda há muito preconceito na sociedade em relação às pessoas com TEA”, defende Joana.

Joana Darc destaca que o atendimento servirá também para orientação sobre o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com TEA.  Para a parlamentar, a ideia é trazer uma forma de renovar a rede de apoio para as pessoas com TEA.

Sobre o atendimento

As denúncias recebidas pelo Disque Autismo poderão ser realizadas de forma anônima, garantindo-se o sigilo das informações, que serão encaminhadas aos órgãos competentes para as providências cabíveis.

O número de telefone do Disque Autismo será divulgado através de cartazes a serem afixados em todas as unidades de ensino e de saúde, públicas e particulares, do Estado e nos sites oficiais dos órgãos públicos estaduais. 

O Disque Autismo poderá receber denúncias também através de meios virtuais, como sítios eletrônicos ou aplicativos de celular. Vale lembrar que o Poder Executivo poderá, através de decreto, definir e editar normas complementares necessárias à execução da presente Lei.

Entendendo o Autismo

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Center of Diseases Control and Prevention – CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. 

Entre as crianças, a proporção é de que uma a cada 44 seja diagnosticada com o transtorno, de acordo com o estudo.