Início » Vigiagua: FVS-RCP distribui mais de 9 milhões de frascos de hipoclorito de sódio para prevenir doenças no Amazonas
Saúde

Vigiagua: FVS-RCP distribui mais de 9 milhões de frascos de hipoclorito de sódio para prevenir doenças no Amazonas

Ação faz parte da estratégia de combate às doenças relacionadas à vazante dos rios

Com o objetivo de prevenir doenças de veiculação hídrica, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES), distribuiu 9,9 milhões de frascos para todas as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) dos 62 municípios do Amazonas, no primeiro semestre de 2023.

Por se tratar de uma substância utilizada para purificação da água, o uso do hipoclorito de sódio se torna ainda mais importante durante a vazante dos rios, quando doenças se tornam mais recorrentes como a hepatite A leptospirose, malária e as Doenças Diarreicas Agudas. 

A distribuição é realizada pela FVS-RCP por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), que é vinculado ao Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Fundação. A quantidade é enviada aos municípios de acordo com a demanda de necessidade das localidades que é informada via coordenações de vigilância em saúde municipais. 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a distribuição de hipoclorito de sódio é determinante para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde relacionados à qualidade da água no Amazonas. “Essa é uma medida de saúde pública para prevenir doenças, especialmente neste período de vazante que pode impactar no acesso à água limpa nos municípios”, disse.

Geani Souza, da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) da Fundação ressalta que a distribuição do hipoclorito compõe as estratégias nacionais de vigilância em saúde para manter acessível a água apropriada para consumo humano. 

“Dispor esses insumos é primordial para evitar um problema de saúde pública. Por isso é ideal que cada município adote no seu plano de ação a distribuição desses frascos. A FVS-RCP contribui no monitoramento das ações, visando garantir a saúde da população”, disse Geani.

Programa Vigiágua

Visando melhorar a qualidade da água de consumo humano, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), com a finalidade de proporcionar à população acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. 

No Amazonas, o Vigiagua é coordenado pela FVS-RCP, por meio da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).