Início » De autoria de Caio André, projetos de incentivo ao esporte avançam na CMM
Política

De autoria de Caio André, projetos de incentivo ao esporte avançam na CMM


Uma das proposituras prevê a existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência em competições esportivas

Duas matérias de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), avançaram na Sessão Plenária desta segunda-feira (30/10), após a votação de pareceres favoráveis das comissões técnicas. Uma delas, o Projeto de Lei (PL) nº 143/2023, dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs) em competições esportivas públicas ou particulares, realizadas em Manaus.

A propositura, que já tinha sido aprovada pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, agora seguiu para apreciação da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

O projeto defende que o esporte é uma alternativa para os deficientes que buscam superar limitações físicas e se tornarem atletas de alta performance. O texto detalha que, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem no Amazonas cerca de 790.647 pessoas que possuem alguma deficiência.

Federação de skate – Também avançou na Casa Legislativa o PL nº 088/2023, que busca tornar-se de Utilidade Pública a Federação Estadual de Skateboard do Amazonas (Fesbam). Aprovado em 1ª discussão, o projeto passará, ainda, por 2ª discussão no plenário da CMM.

O reconhecimento abre possibilidades como mais facilidades na obtenção de recursos, e, ainda, um maior número de competições de skate – esporte olímpico – no estado.

“É um esporte olímpico, e hoje a gente precisa incentivar cada vez mais esse esporte. Temos praticantes em todas as regiões de Manaus, nada mais justo do que dar utilidade pública a essa federação que faz com que nós tenhamos e consigamos mais apoio para esse esporte tão praticado na nossa cidade”, observou Caio André.

A Fesbam é uma instituição de direito privado, que propõe entre seus objetivos, no âmbito esportivo, cultural e social, promover a difusão e aproveitamento do skate e da cultura urbana hip-hop, promovendo campeonatos, torneios, competições e eventos culturais e sociais incentivando por meios sociocultural os processos educativos.

Desporto escolar – Ainda como forma de incentivo ao esporte, Caio André apresentou, nesta segunda-feira (30/10), a indicação nº 843/2023, que solicita ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que sejam executados serviços de manutenção dos refletores da quadra da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.