Início » Aprovados no concurso tomam posse na Secretaria de Educação
Amazonas Educação

Aprovados no concurso tomam posse na Secretaria de Educação

Nos dias 03 e 04 de abril, a prioridade de atendimento é para os convocados do interior, com exceção da região metropolitana

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto deu início,  nesta segunda-feira (03/04), ao cronograma de atendimento para os procedimentos de lotação e posse dos 299 candidatos aprovados no concurso público de 2018. Entre esta segunda e terça-feira (03 e 04/04), a Gerência de Lotação (Gelot) da Secretaria de Educação atenderá mais de 160 candidatos dos municípios do interior do Amazonas. A posse acontece na sede da secretaria, localizada na Rua Waldomiro Lustosa, bairro Japiim, 250, zona sul de Manaus, no horário da manhã e tarde. 

A primeira fase de atendimentos é voltada aos profissionais do interior com o objetivo de acelerar o processo de lotação e posse, conforme explicou a coordenadora responsável pela Gelot, Leyla Donato.

“Sabemos da logística de deslocamento dos convocados do interior, que muitas vezes ficam longe de suas residências. Portanto, nossa primeira atenção foi para esse público. Estamos com uma equipe de cerca de 20 pessoas no setor, fazendo uma força-tarefa para que todos sejam atendidos da maneira mais célere possível”, destacou.  

Nos próximos dias 17 e 18 de abril, o restante dos candidatos, que serão lotados em unidades de ensino de Manaus e Região Metropolitana, também serão atendidos na sede da secretaria. Entre os mais de 130 convocados para essa fase da lotação e posse, estão os professores de Língua Espanhola (20h), professores de Química (40h), engenheiro civil, fonoaudiólogo e merendeiros. 

Oportunidade

Para a professora Lidian do Socorro, que há mais de 10 anos exerce o magistério e que será lotada na Escola Estadual Senador José Esteve, no município de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus), este foi um processo muito aguardado.  

“Me tornar uma servidora pública concursada é um marco na minha vida. Quando realizei o certame, ainda estava na minha graduação e fiz sem medo. Para mim, como profissional, é muito bom servir ao Estado. Graças a Deus estou finalizando esse processo”, comentou a docente. 

Sobre o processo

Na manhã desta segunda-feira (03/04), os candidatos que compareceram presencialmente à sede da Secretaria de Educação foram os aprovados para os seguintes municípios: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Coari, Humaitá, Manicoré, Nhamundá, Parintins e Urucurituba.

Já a partir das 13h, será a vez dos candidatos aprovados do municípios: Alvarães, Anori, Barcelos, Beruri, Caapiranga, Carauari, Eirunepé, Envira, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, São Sebastião do Uatumã,  Tefé, Uarini e Urucará.

O atendimento aos aprovados do interior continua nesta terça-feira (04/04), a partir das 8h, desta vez com os candidatos dos municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Fonte Boa, Guajará, Lábrea, Maués, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

A partir das 13h, os convocados da Região Metropolitana que vão atuar em Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva deverão comparecer na Secretaria de Educação para dar andamento aos trâmites.

A convocação dos aprovados, que integrarão o quadro de pessoal do magistério e do apoio específico à educação, foi divulgada na edição de 17 de março de 2023, no Diário Oficial do Estado (DOE). Os procedimentos de posse da nomeação do Concurso 2018 estão sendo realizados somente em Manaus.

Com informações da assessoria.