Início » Pix automático estará disponível em abril de 2024, confirma BC
Economia

Pix automático estará disponível em abril de 2024, confirma BC

NurPhoto via Getty Images

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central (BC) revelou que o Pix automático entrará em operação a partir de abril de 2024. Essa nova funcionalidade permitirá aos usuários realizarem pagamentos programados recorrentes, semelhantes aos débitos em conta corrente que ocorrem atualmente. As regras referentes a essa modalidade serão divulgadas em setembro deste ano, e o desenvolvimento do sistema acontecerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Conforme o calendário de implantação divulgado pelo BC, os testes do Pix automático estão previstos para março de 2024.

A expectativa é que o Pix automático seja utilizado para pagamentos recorrentes como de contas de energia ou telefone, em estabelecimentos que possuem mensalidade, como academias ou cursos de línguas, ou ainda streamings de filmes, ou músicas, entre outros serviços.

O débito automático, modalidade mais comum para pagamentos recorrentes, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, o que deixará de ser necessário com o Pix automático.

De CNN Brasil.