Início » RX reduz 40% do lixo em seus eventos no Brasil
Notícias Corporativas

RX reduz 40% do lixo em seus eventos no Brasil

Empresa tem adotado práticas sustentáveis como a redução do consumo de energia e reuso de materiais

Desde 2019, a RX, empresa de organização de eventos de negócios, adota novos indicadores de sustentabilidade em seus eventos no Brasil, alinhada com as novas demandas globais de proteção ao meio ambiente. Consumo de energia por área utilizada (Kwh/m²) e geração de lixo por área utilizada (Kg/m²) são alguns dos parâmetros para ampliação de práticas sustentáveis.

Atualmente, a organizadora monitora 100% dos eventos do seu portifólio no país, incluindo feiras como: Bienal do Livro, AUTOMEC, FENATRAN e FEICON. Entre os eventos que foram realizados em 2019 (pré-pandemia) e o fim de 2022 (pós-pandemia) a RX apresentou uma redução de 12% no consumo de energia por m² utilizado, em virtude da implementação de políticas como: climatização apenas durante a realização do evento (ligada uma hora antes da abertura e desligada em seu fechamento) e iluminação em 50% de capacidade durante os períodos de montagem e desmontagem.

Redução de 40% da geração de lixo nos eventos

A redução na geração de lixo foi de 40% no período, consequência de uma série de ações como: utilização de carpete reutilizável e totalmente reciclável, implementação de um projeto de montagem de estandes com materiais reutilizáveis e recicláveis, reuso de materiais de sinalização impressos, adoção de materiais reutilizáveis nos serviços de catering, coleta de crachás no final do evento, além da utilização de papel reciclado.

Outro registro foi o crescimento da proporção de lixo reciclável, que saltou de 28% (2019) para 38% (2022). Do total de lixo gerado, além da redução na produção de lixo, ainda foi melhorada a qualidade do mesmo, proporcionando reaproveitamento através da reciclagem.

“Não estamos só acompanhando as tendências de ESG, mas propondo soluções e participando ativamente da mudança. Em praticamente todas as nossas programações de conteúdo a sustentabilidade é um pilar dos mais discutidos, então faz todo sentido que isso seja uma prática das nossas realizações”, diz Márcio Alves, diretor da RX Brasil.