Início » Sofar Solar e Bold Energy inauguram usina em SC
Notícias Corporativas

Sofar Solar e Bold Energy inauguram usina em SC

O projeto fotovoltaico contará com quatro inversores de 75 kW fabricados pela Sofar

No final de setembro, a distribuidora Bold Energy, em parceria com a Sofar Solar, inaugurou uma usina com capacidade de 452 kWp em Irati (SC). O projeto contou com a instalação de quatro inversores de 75 kW fabricados pela Sofar e 800 painéis bifaciais com uma potência de 540 W fornecidos pela JA Solar. A indústria deve atender cerca de 250 clientes.

A Sofar Solar, uma empresa na área de soluções fotovoltaicas e armazenamento de energia, tem atuado na transição para fontes de energia renovável. Seu portfólio inclui inversores fotovoltaicos que variam de 1 kW a 350 kW, bem como inversores híbridos com capacidade de 3 kW a 125 kW. Além disso, a empresa oferece baterias, sistemas de armazenamento de energia para serviços públicos, microinversores e o Sofar Monitor, um sistema de gerenciamento de energia projetado para aplicações residenciais, comerciais, industriais e de grande escala.

Já a Bold Energy atua como fornecedora de sistemas fotovoltaicos, oferecendo treinamentos e equipamentos relacionados ao segmento solar – seu time possui mais de 8 anos de experiência na área.

Segundo o gerente comercial da Sofar Solar, Eduardo Fróes, esse modelo de negócio, popularmente conhecido como “Usina de Investimento”, vem ganhando força em regiões nas quais cooperativas têm uma alta demanda por energia devido à origem dos seus negócios e constantemente buscam alternativas energéticas mais viáveis, sustentáveis e com baixo impacto ambiental para o cenário rural onde estão localizadas as suas propriedades.

“Uma vez identificados os potenciais consumidores, as usinas solares em GD, como a de Irati em Santa Catarina, serão viabilizadas por investidores que irão ofertar um valor de energia mais atrativo aos associados de uma cooperativa”, diz Fróes, ressaltando que, desta forma, “os cooperados conseguem usufruir de uma tarifa energética entre 8% e 20% abaixo da concessionária de energia local, dependendo da bandeira tarifária em vigor”.

O gerente comercial acrescenta que atualmente esse modelo de negócio é viabilizado por empresas que fazem a gestão e comercialização da energia, como a Cotesa. “A empresa fica responsável por toda a parte contratual entre investidores e cooperados e, além disso, faz toda a gestão de compra e venda da energia gerada nas usinas de investimento”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: https://br.sofarsolar.com/