Início » Tecnologia potencializa construção de estádio de futebol
Notícias Corporativas

Tecnologia potencializa construção de estádio de futebol

Estádio na Croácia vira referência onde o uso de tecnologia diminui gastos e garante a entrega do projeto no tempo previsto

O Brasil ganhou recentemente mais um estádio de futebol, a Arena MRV em Minas Gerais. Sendo uma construção de grande porte, foi necessário que a tecnologia estivesse presente para evitar problemas, como atrasos e aumento das despesas. 

Um dos motivos pela demora na conclusão de projetos e custos não planejados se dá pela necessidade de retrabalho, ou seja, ter que refazer atividades que foram feitas de forma ineficaz ou, até mesmo, errada.

Segundo estudo da PlanRadar, empresa de software de gerenciamento de construção, 11% dos custos totais dos projetos são atribuídos ao retrabalho. Na pesquisa, que entrevistou mais de 2.500 empresas, 52% destacou que tiveram uma redução expressiva na incidência de retrabalho após a adoção de plataformas tecnológicas, como a PlanRadar. 

“O retrabalho continua sendo um dos principais fatores para o adiamento dos projetos e aumentos consideráveis dos custos. Ao evitar a necessidade de se fazer tudo novamente, a tecnologia acaba sendo a solução ideal, garantindo um gerenciamento das atividades”, destaca Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil. 

Estádio na Croácia vira modelo em adoção de plataformas para construção de estádios de futebol

Para a construção de um estádio é comum que aconteçam debates entre os defensores da construção e os que são contra o novo empreendimento. Os altos valores de investimento na infraestrutura, além da pressão da torcida pelo tempo estipulado para entrega da tão sonhada “casa própria” são alguns fatores que podem gerar dores de cabeça aos envolvidos na gestão do projeto. 

Durante a construção do estádio do Osijek Football Club foi adotada uma plataforma para gestão da construção, que garantiu que os processos fossem feitos com monitoramento e gestão dos recursos. 

Hrvoje Sučić, natural de Osijek e engenheiro supervisor da Honcho, que efetuou a supervisão da construção do estádio do Osijek Football Club, salientou a importância da utilização das mais modernas soluções técnicas e de software na monitorização da construção 

“A nossa equipe de profissionais utilizou as mais modernas soluções técnicas e de software para acompanhar a construção deste complexo. Nos poupando entre 45 minutos e uma hora por cada visita do engenheiro, o que, numa base anual, provou ser uma diminuição de tempo significativa”, comentou.