Início » Lesão de joelho de Neymar causa dor intensa e exige cirurgia
Notícias Corporativas

Lesão de joelho de Neymar causa dor intensa e exige cirurgia

Ricardo Calmont, ortopedista, especialista em joelho explica o que aconteceu com o joelho do atacante Neymar que sofreu uma lesão

No jogo do Brasil contra o Uruguai, o atleta Neymar teve uma lesão no joelho esquerdo causada por uma torção, de acordo com o GE. Na ocasião, foi necessário sair do campo por uma maca. Devido à gravidade da lesão, o jogador de futebol deverá passar por uma cirurgia para tratar o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco do joelho esquerdo.

Segundo o G1, não existe uma data definida para a realização do procedimento. Esse tipo de lesão acaba sendo bem comum em jogadores de futebol devido ao peso que recai totalmente sobre as pernas, o que causa uma sobrecarga, desgaste da musculatura e dos membros inferiores.

Ricardo Calmont, ortopedista, especialista em joelho, afirma que a lesão sofrida por Neymar é a mais temida pelos atletas porque leva um tempo considerável de recuperação. O incidente acontece por conta do mecanismo do trauma ocorrido na entorse, onde houve uma semi-flexão do joelho, associada à rotação externa da tíbia e da posição em valgo, que é a abertura interna do joelho, sendo o mecanismo mais comum da ruptura do LCA. 

De acordo com o ortopedista Ricardo, os sinais e sintomas mais comuns são estalidos que, no momento da lesão, acontecem nos joelhos e logo após vem o surgimento de um edema com inchaço, fator conhecido como hemartrose, na qual o sangue fica dentro da articulação, devido à lesão do LCA que acompanha uma dor intensa. 

O dr. Ricardo aponta que, normalmente, após duas semanas, quando ocorre uma melhora do quadro inicial, a pessoa tenta pisar, mas, na maioria das vezes, ocorre um falseio da articulação por causa da função principal do LCA, que é dar estabilidade para a articulação do joelho. 

Momento de frustração

Em suas redes sociais, o atacante da seleção brasileira comentou a frustração de adquirir a lesão: “É um momento muito triste. O pior. Sei que sou forte, mas dessa vez vou precisar muito dos meus (família e amigos). Não é fácil passar por lesão e cirurgia, imagina passar isso tudo de novo após quatro meses recuperado. Fé eu tenho, até demais…”.

Cirurgia e recuperação

O doutor Ricardo analisa que, devido à ruptura total do LCA e de se tratar de um atleta profissional, a cirurgia é o tratamento mais indicado, além disso, poderá ser avaliada a necessidade de suturar ou retirar a lesão do menisco.

O ortopedista ainda destaca que, o tempo de recuperação é de seis a oito meses. O pós-operatório normalmente consiste em três meses de fisioterapia, começando logo no dia seguinte da cirurgia. São necessários três meses de fortalecimento muscular e três meses de transição para a atividade física que, no caso do atleta, é o futebol. 

O Dr. Ricardo Calmont ainda alerta que pular essas etapas pode causar uma ruptura do neoligamento, que é o enxerto inserido no local do LCA rompido, isso pode acontecer por não respeitar a cicatrização biológica, e a musculatura do atleta não estar biomecanicamente pronta.

Dr. Ricardo Calmont, CRM-SP 177.476, RQE 85.631.

Site: www.institutocalmont.com.br.