Início » Presidente do TCE-AM participa da solenidade de abertura do V Júri Simulado da Esmam
TCE

Presidente do TCE-AM participa da solenidade de abertura do V Júri Simulado da Esmam

O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participou, na manhã desta segunda-feira (16), da solenidade de abertura do V Concurso de Júri Simulado - Desembargador Aristóteles Lima Thury, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participou, na manhã desta segunda-feira (16), da solenidade de abertura do V Concurso de Júri Simulado – Desembargador Aristóteles Lima Thury, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

Destinado a alunos de graduação em direito das universidades e faculdades do Amazonas, o evento tem como objetivo simular sessões de julgamento por júri popular, abordando casos de feminicídio. O evento foi realizado no Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus homenageia Aristóteles Lima Thury, figura importante na magistratura do Estado do Amazonas, falecido em 2021.

Ao agradecer o convite para participação no júri simulado, o conselheiro Érico Desterro, que também é professor de direito na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), destacou que a oportunidade é ideal para colocar em prática o que foi aprendido pelos estudantes durante as aulas.

“O júri simulado é um momento bastante esperado para todos os estudantes do campo do direito, o que é bastante natural já que é o momento em que eles colocam em prática anos de estudo e são estimulados pela competitividade saudável. O objetivo principal deve ser a experiência que os participantes terão ao fim da competição e, portanto, o evento terá concluído com sucesso a sua missão”, destacou.

O júri simulado

O edital previu a participação de equipes compostas por no máximo cinco membros, permitindo apenas uma equipe por universidade ou faculdade. As inscrições ocorreram entre 18 e 29 de setembro de 2023, com as atividades programadas para ocorrer até sexta-feira (20), encerrando-se com a cerimônia de premiação para a equipe vencedora.

O concurso é dividido em várias etapas, e a equipe vencedora será aquela que, na sustentação de sua tese em plenário, obtiver a maioria dos votos dos Participantes Julgadores. Além disso, notas individuais são atribuídas durante o evento. Para cada categoria de participante nas etapas, horas-aula de atividades acadêmicas complementares são computadas.

As premiações para equipes e alunos incluem troféus e valores em dinheiro para os primeiros colocados. O evento, que conta com a participação de 13 instituições, promete ser uma competição de alto nível, com um sorteio transparente das chaves para equilibrar a competição.