Início » Seca: Alckmin e comitiva de ministros chegam amanhã ao Amazonas
Destaque Política

Seca: Alckmin e comitiva de ministros chegam amanhã ao Amazonas

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai liderar uma comitiva de ministros em visita ao Amazonas, nesta quarta-feira (4/10), para definir as medidas do governo federal de enfrentamento à estiagem histórica que tem assolado o estado. A seca tem prejudicado a locomoção e o transporte de alimentos nos municípios amazonenses.

Segundo Alckmin, a viagem ocorre a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está se recuperando das cirurgias no quadril e nas pálpebras, feitas na sexta-feira (29/9). O vice-presidente não assumiu a chefia do Planalto durante o período de recuperação do petista, mas vai representá-lo na viagem.

“O presidente Lula pediu pra que eu fosse no Amazonas em razão do problema da seca que a região está enfrentando, com consequências sociais e também econômicas”, afirmou Alckmin à imprensa reunida em São Paulo, nesta terça-feira (3/10).

Além do vice-presidente, estão confirmados na comitiva os ministros Waldez Goes (Desenvolvimento Regional), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e José Múcio Monteiro (Defesa). O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) sairá logo no início da manhã de quarta.

O governo vai convocar uma reunião ministerial em Brasília, na tarde desta terça, para definir a estratégia de auxílio do governo ao estado, bem como as medidas emergenciais a serem aplicadas.

Participam do encontro os ministros confirmados na viagem, além de Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Nísia Trindade (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).

Alckmin também representou o presidente Lula na primeira visita ministerial ao Rio Grande do Sul, no início de setembro, para debater nova ajuda federal ao território gaúcho. O estado foi afetado por um ciclone extratropical que deixou ao menos 49 vítimas.

Situação de emergência

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), decretou situação de emergência no estado na última sexta-feira (29/9). Dos 62 municípios amazonenses, apenas dois não sentem os efeitos da seca extrema.

Manaus, capital do estado, e pelo menos mais 23 municípios decretaram situação de emergência. As cidades mais críticas são: Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Envira, Itamarati, Jutaí, Fonte Boa, Japurá e Maraã.

Ações do governo

O governador Wilson Lima anunciou a compra inicial, sem licitação, de 50 mil cestas básicas, além de kits de alimentos para distribuir aos alunos em situação de vulnerabilidade alimentar.

Wilson Lima esteve em Brasília durante a semana e se encontrou com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), e do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), a fim de discutir ações da força-tarefa para atender a população local.

Waldez Góes informou que vai atuar, principalmente, na ajuda humanitária, como na distribuição de alimentos, água, kits de higiene e itens de saúde. A ajuda deve chegar aos municípios amazonenses por meio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha.

De Metrópoles