Início » NEC leva ao Futurecom solução com foco no agronegócio
Notícias Corporativas

NEC leva ao Futurecom solução com foco no agronegócio

Desenvolvida pela multinacional japonesa, a plataforma CropScope envolve a utilização de Inteligência Artificial, sensores calibrados para medição de umidade do solo local, imagens de drones e via satélite, dados históricos, entre outros fatores, e visa o levantamento de informações que servem como base para tomada de decisão do agricultor

Na 23ª edição do Futurecom, a NEC leva ao evento uma solução voltada ao segmento de Agronegócio brasileiro, a CropScope, que já foi aplicada com sucesso no cultivo de tomate em Portugal. Trata-se de uma plataforma que reúne ferramentas, como Inteligência Artificial (IA), sensores de solo, análise de dados históricos, imagens captadas por meio de drones e via satélite, entre outras, com o objetivo de oferecer ao agricultor um cenário completo e em tempo real. 

A plataforma CropScope permite uma gestão integrada da lavoura, uma vez que disponibiliza por meio de uma interface descomplicada informações fundamentais, a exemplo da quantidade exata de água para irrigação que deve ser realizada em cada período, com antecedência, tomando como base dados coletados e correlacionados pelo sistema. Ao tropicalizar a solução, a NEC estabeleceu como foco, num primeiro momento, as culturas de cenoura, uva e cana de açúcar locais, tendo em vista que a oferta da solução também exige que seja feito em cada mercado um processo de calibração da plataforma, de acordo com cada tipo de cultivo aplicado. Os sensores, cuja tecnologia foi desenvolvida por um pool de parceiros, incluindo a NEC, são instalados ao longo da plantação, a fim de monitorar a umidade e temperatura do solo, gerando dados para a plataforma modelar a evolução do crescimento e os resultados com a irrigação. 

De acordo com Cristiano Blanez dos Santos, diretor da área de Inovação da NEC, além de fazer o cruzamento de informações, a plataforma traz para o agricultor o aspecto da previsibilidade, tão importante no contexto do campo, que está invariavelmente à mercê das intempéries do clima. “O CropScope se destaca, principalmente, por ajudar o agricultor na tomada de decisão, tendo em vista que são muitas variáveis que devem ser analisadas no dia a dia de uma lavoura, como o momento ideal para fazer a irrigação, a fertilização, entre outras. A ferramenta da NEC pode auxiliá-lo a entender de forma concreta, baseada em dados parametrizados, o timing correto para realizar esses manejos, por exemplo”, afirma Blanez.

Segundo Blanez, as possibilidades de previsibilidade que a plataforma oferece também têm atraído um mercado composto por cooperativas, empresas de seguros e instituições financeiras, que muitas vezes são responsáveis pelo financiamento da safra. “A solução pode ser implantada em uma série de segmentos dentro do universo do Agronegócio e temos negociado com alguns deles. Até o momento, já temos projetos de conceito (POCs) em execução em diferentes estados do Brasil, com foco nas culturas de cenoura e uva. Nosso objetivo, no entanto, é expandir esses testes para as lavouras de cana-de-açúcar em breve”, explica o executivo.

A NEC, que se posiciona no país como uma empresa de soluções integradas, também consegue atender outra necessidade muito recorrente nas propriedades rurais brasileiras: a conexão à Internet. A companhia é uma tradicional fornecedora do segmento de comunicações e tem em seu portfólio a oferta de redes privadas, complementar ao CropScope. 

Outra questão importante é que a empresa encara a cibersegurança como um conceito primordial e, por isso, estabeleceu essa disciplina como um pilar que atravessa todas suas soluções. “Por isso, a NEC anunciou o lema ‘Security by Design’, que significa que pensa a segurança dos dados desde a concepção dos seus negócios”, finaliza.