Início » Encontro busca gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para Cúpula dos Países Amazônicos 
Educação

Encontro busca gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para Cúpula dos Países Amazônicos 

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

 Evento discute e mobiliza a comunidade científica das Américas para apoiar o desenvolvimento sustentável para a região amazônica 

Começou, nesta quarta-feira (02/08), o encontro “Science  By and  For the Amazon”, promovido pela Rede Interamaricana de Academias de Ciências (Ianas) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, representou o Governador do Amazonas no evento, que tem como objetivo gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para a Cúpula dos Países Amazônicos.  

O evento, que ocorre até esta quinta-feira (03/08) no auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), reúne as Academias de Ciências da região e atores regionais relevantes para discutir como mobilizar a comunidade científica das Américas para apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a região amazônica.  

Durante o encontro, Márcia Perales destacou que o estado do Amazonas tem investido, fortemente, em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e lembrou que desde 2019, na gestão do Governador Wilson Lima, a CT&I foi reposicionada como área estratégica, prioritária e estruturante para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Amazonas.  

“Hoje, temos uma política pública de estado com investimentos crescentes de gestão competente e avaliação permanente, que estão presentes no esforço conjunto, por meio da Fapeam, com recursos do tesouro estadual, mas sobretudo na parceria com instituições do estado”, declarou.  

A diretora-presidente da Fapeam enfatizou ainda que a região amazônica atrai os olhares do mundo, e reforçou que as comunidades que vivem na região têm muito a contribuir e sinalizar para possíveis caminhos que se pode percorrer ao conhecimento científico, valorizando o tradicional.  

Na oportunidade, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, destacou que a Fapeam atua com um grande trabalho na área de CT&I, e que o Governo do Amazonas acredita e investe em ciência. Sobre o encontro, ela pontuou que se não houver um networking e uma rede entre todos os países amazônicos nada vai acontecer e que acredita na colaboração via ciência. 

“Temos muitos dados sobre a Amazônia, mas ainda não sabemos tudo. Precisamos trazer equidade dos fatos para os povos que habitam essas regiões. Acreditamos que via ciência, a colaboração entre os países da Amazônia e os demais países da América a gente pode conseguir ter um impacto na conservação e no uso correto da biodiversidade, e com isso ter um impacto nas mudanças climáticas”, disse Nader. 

Para o vice-presidente da ABC para a Região Norte, o pesquisador do Inpa, Adalberto Val, o desenvolvimento sustentável precisa ser entendido como processo que conservem o meio ambiente, mas que viabilizem a inclusão social e a geração de renda na região, além de que a ciência e tecnologia tornam-se ferramentas essenciais para esse processo.  

“Precisamos entender que a Amazônia não é um vazio demográfico. Temos gente e instituições que produzem ciência e é preciso socializar isso”, acrescentou.    

Sobre Academias Américas

 As Academias de Ciências das Américas têm uma capacidade privilegiada de mobilizar a comunidade científica da região e oferecer aos formuladores de políticas públicas (nos níveis local, regional e global) aconselhamento baseado em evidências científicas em temas relacionados à Amazônia e sua interconexão com tópicos relacionados às mudanças ambientais globais e os impactos destas na segurança alimentar e hídrica, saúde, perda de biodiversidade, desastres naturais, entre outros assuntos críticos.

Com informações da assessoria.