Início » Laboratório Forense do Instituto de Criminalística do Amazonas obtém 100% de aproveitamento em ensaio de proficiência do Inmetro
Amazonas

Laboratório Forense do Instituto de Criminalística do Amazonas obtém 100% de aproveitamento em ensaio de proficiência do Inmetro

FOTOS: Nonato Rodrigues/SSP-AM

 A eficiência do Laboratório foi alcançada nas duas etapas em que foi submetido

O Laboratório Forense de Análises de Substâncias e Compostos (Lafasc), do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) do Amazonas, participou com êxito e 100% de aproveitamento, do Ensaio de Proficiência de Drogas coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A perita do IC-LSB, Cacilda Satomi, destacou que, com este resultado, a instituição permanece entre as melhores do país.

Satomi explicou que a proficiência do Laboratório foi aferida em duas edições, a partir de amostras enviadas pelo Inmetro, por meio da Polícia Federal (PF). A partir de então, os profissionais passam a analisar esses resíduos, com prazos estipulados para identificar cada um corretamente. A partir da identificação correta dos resíduos/amostras, é que a proficiência de cada laboratório é avaliada.

“Ela (a amostra) vem no escuro com um código. A gente não sabe o que é que vem. Então, nas três primeiras amostras, nós conseguimos identificar cada um dos itens, que em seguida, foram confirmados pelos órgãos que nos enviaram. Então, ter esses resultados, para nós é extremamente satisfatório” relatou a Satomi.

A perita destacou que o ensaio é importante tanto para garantir a qualidade de exames, quanto para subsidiar respostas concretas à Justiça, a partir de um padrão de qualidade, que deve ser oferecido por todos os outros Institutos de Criminalística do Brasil.

“Todos os Institutos que trabalham com essa atividade receberam essas amostras. Mas, nem todos participaram. Dentre os que participaram, nós tivemos um bom rendimento. O Amazonas conseguiu identificar 100% nas duas edições. Mas, nem todos os laboratórios conseguiram. Então, é uma forma de uniformizar esse trabalho da perícia como um todo, a nível nacional. Temos capacidade de, com o que nós temos, fazer um bom trabalho dentro da instituição”, enfatizou Cacilda.

A gerente do laboratório Lafasc, Midory Hiraoka, ressaltou a importância dos estudos e investimentos contínuos na aquisição e manutenção de equipamentos e insumos para assegurar a qualidade dos serviços prestados. “A qualidade das análises e dos resultados implica significativamente para a justiça, aplicação da lei, prevenção de crimes e políticas de saúde”, afirmou.

Com informações da assessoria.