Início » Ipaam e UEA estudam parceria em torno de mapeamento de gestão e estruturação organizacional 
Educação

Ipaam e UEA estudam parceria em torno de mapeamento de gestão e estruturação organizacional 

O objetivo é integrar as duas instituições e beneficiar o estado 

Membros do Núcleo de Planejamento e Projetos (NPP) e da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) reuniram-se com professores e a diretoria da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na quinta-feira (03/08), dando continuidade às conversas para a formalização de parcerias entre as instituições.

O objetivo do órgão ambiental é estreitar relações com a universidade, para a obtenção de suporte em demandas de extrema urgência. Durante as reuniões do Plano Plurianual e do Planejamento Estratégico, realizadas em abril deste ano, as tratativas giraram em torno de um mapeamento de gestão e estruturação organizacional.

Para Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam, uma nova parceria com a UEA é uma grande oportunidade de integrar as duas instituições. “Já temos um acordo de cooperação com a UEA, em que um barco de pesquisas é utilizado por seus pesquisadores para medir a qualidade das águas e dos solos. Uma nova parceria fortalece o relacionamento entre as instituições e beneficia o estado”, afirmou Valente.

Segundo o coordenador do NPP, Sherôn Vitorino, a partir dos resultados apontados nas reuniões de abril, foi possível criar um mapa estratégico onde tem sido executado o desdobramento das tarefas e as propostas de como alcançar as ações sugeridas naquele momento.

“Juntas, essas ações compõem indicadores que o governo pode apresentar como desempenho das atividades do Ipaam. Então, essa parceria com uma instituição que possui expertise na área acadêmica com projetos tecnológicos, de gestão e em diversas outras áreas, pode contribuir, e muito, com o nosso processo”, pontuou Sherôn.

A equipe da UEA, composta pelos professores doutores Orlem Pinheiro e Gilson Lira e a diretora da ESO, Edileuza Lobato, também puderam conhecer a composição estrutural dos prédios do Ipaam.

“Essa parceria é fundamental para os trabalhos, tanto do Ipaam quanto da própria universidade. Temos uma capilaridade muito grande, a gente está praticamente em todos os municípios. E o Ipaam, até onde eu entendo, também fiscaliza todo o estado. Então eu vejo uma grande possibilidade de se estabelecer uma parceria de longo prazo porque nós podemos ajudar em qualquer área do conhecimento e do saber”, salientou Pinheiro.