Início » Prefeitura trabalha na consolidação de dados para abastecer Censo 2022 sobre aglomerados subnormais na capital
Manaus

Prefeitura trabalha na consolidação de dados para abastecer Censo 2022 sobre aglomerados subnormais na capital

Três setores da área de planejamento e geoprocessamento da Prefeitura de Manaus, dentro da estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), estão debruçados para consolidar dados do Censo Demográfico de 2022 referentes aos aglomerados subnormais.

Quatorze pessoas, entre técnicos, apoio e arquitetos urbanistas da Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA) e das Gerências de Mobilidade Urbana (GMU) e de Informação de Geoprocessamento (GIG), estão produzindo conteúdo eletrônico e de confirmação de tabelas e mapas dos aglomerados a partir de dados da autarquia no ArcGIS, para validar informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro de uma parceria institucional.

“No decorrer de décadas, temos o rastreio de aglomerados subnormais, inclusive, com alguns se transformando em bairros. E, com esse trabalho, vamos confirmar o status destas áreas, algumas consolidadas, outras em pleno desenvolvimento, com coleta de diversas informações e ajustes. Os técnicos do Implurb e do IBGE estão atuando para fechar os dados e entregar até antes do prazo preestabelecido”, disse o diretor de Planejamento da autarquia, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Os trabalhos visam promover a consolidação das informações levantadas em campo pelo IBGE, em um trabalho que já acontece nos últimos 5 anos, para ter uma visão mais realista e oficial do território e sua população, a fim de se produzir políticas urbanas e de desenvolvimento social e público para uma cidade menos desigual, mais justa e mais solidária.

“A prefeitura está analisando os polígonos passados a eles, que somam 243 da temática subnormal, que foram mapeados pelo IBGE e também constam do Censo para ter esse levantamento consolidado. O trabalho é de cruzamento de dados e expertise das secretarias que atuam com a temática. Ao final do levantamento, vamos fazer uma reunião técnica novamente e encaminhar esse material devidamente caracterizado e consolidado ao IBGE nacional, até 6 de outubro”, explicou o coordenador de base territorial da superintendência do Amazonas, Jessé Nogueira Miranda.

Conforme dados do Censo divulgado este ano, foram identificados na capital 243 aglomerados, sendo 218 setorizados, conforme dados do IBGE. De acordo com dados oficiais do Censo 2022, Manaus tem uma população de 2.063.547, uma alta de 14,50%, comparando com o último recenseamento de 2010.

Técnicos do Implurb estão atuando, junto ao IBGE, na consolidação de áreas de referência; confirmação de classificação, limites e nomenclaturas; e quanto à existência de palafitas, por exemplo. Para o IBGE, os aglomerados subnormais representam um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) dispostas, em geral, de forma desordenada e densa, e apresentando carência em serviços básicos.

Autarquia

O Implurb faz levantamentos do sistema viário, topografia, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos, reunindo imagens, vetorização para mapas e fotogrametria, além de mosaicos de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

“Ferramentas tecnológicas ajudam na evolução da gestão pública e na eficiência. É preciso ter conhecimento técnico, virtual e atualizado do nosso espaço geográfico, com mapas mais precisos, detalhados, temáticos e que permitem observar a cidade em várias camadas e escalas para intervenções, além de observar a própria população e suas necessidades”, acrescentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.