Início » PL que insere pessoas com descolamento de retina na fila de urgência do SISREG é aprovado na Aleam
Política

PL que insere pessoas com descolamento de retina na fila de urgência do SISREG é aprovado na Aleam

Foi aprovado, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei nº 529/2021, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), que inclui todo procedimento cirúrgico, solicitação de consultas e exames destinados a pacientes diagnosticados com descolamento de retina na fila de urgência do Sistema Nacional de Regulação(SISREG).

De acordo com a deputada, o descolamento da retina é considerado uma urgência médica e, por isso, deve ser tratado com rapidez, caso contrário, pode causar até mesmo a perda total da visão.

“O processo de descolamento de retina pode ocorrer por diversos fatores, mas o tratamento é sempre cirúrgico e o tipo de técnica cirúrgica depende do tipo de descolamento. Em grande parte dos casos, um único procedimento cirúrgico é suficiente para a correção e recolocação da retina no lugar. Se os procedimentos e atendimentos forem inseridos na fila de urgência do Sisreg, podem evitar a perda de visão de muitos amazonenses”, finaliza.

Conforme a propositura, a concessão de prioridade no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) deve ser dada às pessoas diagnosticadas com descolamento de retina e será considerado urgente, todo procedimento cirúrgico, ou solicitação de consultas e exames.

Há também um tempo estabelecido no PL sobre a solicitação de consultas ou exames que deverá ocorrer dentro de 15 (quinze) dias, já a cirurgia deve ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias.

O PL segue para sanção do governador Wilson Lima.