Início » Em Careiro e Autazes, Governo do Amazonas beneficia turismo de pesca esportiva
Esporte

Em Careiro e Autazes, Governo do Amazonas beneficia turismo de pesca esportiva

Amazonas to go, Brilha Amazonas e entrega de certificados são as ações realizadas nos municípios

Energia solar, ferramenta tecnológica para facilitar a experiência turística e entrega de certificados do curso de pesca fazem parte do pacote de ações do Governo do Estado, por meio da Amazonastur, realizado em Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) e Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), nesta terça-feira (29/08). Os municípios recebem turistas, principalmente, para a prática da pesca esportiva e as medidas impulsionam o setor turístico na região.

“Para fortalecer o turismo no Amazonas, o desenvolvimento das ações é importante, pois enxergamos o turismo como fonte de renda, emprego e oportunidade para quem presta o serviço. A pesca esportiva movimenta o setor turístico, que tende a ganhar cada vez mais destaque na economia do Amazonas”, destacou a vice-presidente da Amazonastur, Laena Porto.

Os turistas que estiverem nos municípios já podem acessar a solução tecnológica Amazonas to go, que oferece informações sobre hospedagem, restaurantes, guias credenciados e entre outros, por meio de um chatbot e redireciona ao aplicativo de mensagens Whatsapp. Ao todo, 37 empreendimentos dos municípios foram credenciados.

A ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser acessada por turistas pelo whatsapp +55 92 99356-8775 ou em QR Codes presentes em atrativos e empreendimentos turísticos.

Brilha Amazonas

Hoteleira no município, Rosana Maia, foi uma das beneficiadas do programa Brilha Amazonas, que fornece kits de painéis solares para comunidades e empreendimentos que vivem do turismo, e destacou a importância do programa para as comunidades na área rural dos municípios do Amazonas.

“É uma satisfação enorme a gente estar recebendo essas placas. Eu fiquei muito emocionada até, porque é algo muito importante e significativo para a gente, pelo fato de estar numa zona rural e faltar bastante energia e a gente ter uma energia limpa também, isso é maravilhoso”, disse.

As entregas dão continuidade ao programa Brilha Amazonas que, desta vez, entregou 74 placas solares para 13 empreendimentos que vivem do turismo, sendo 11 no Careiro e dois em Autazes.

O programa do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, já entregou 408 painéis solares em 2023, resultando em economia para os prestadores de serviços turísticos.

Certificados de profissionalização

Os municípios contam, agora, com 115 pessoas certificadas nos cursos de profissionalização realizados pela Amazonastur, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Os cursos oferecidos foram de camareiro em meios de hospedagem, condutor ambiental local e condutor de pesca.

Para Maria Cascais, o curso foi um acréscimo de experiência. Ela trabalha como cozinheira em um hotel de pesca, mas viu na qualificação a oportunidade de poder migrar de carreira. Maria foi a única mulher da turma de condutores de pesca esportiva e contou com o apoio dos colegas no aprendizado.

“Foi uma experiência a mais, não foi tão difícil porque eles são meus parceiros de equipe, nós somos muito unidos, então pra mim o curso foi perfeito”, destacou.

Com informações da assessoria.