Início » Workshop reúne órgãos estaduais para discutir plano de bioeconomia do Amazonas
Economia

Workshop reúne órgãos estaduais para discutir plano de bioeconomia do Amazonas

Evento promovido pela Força-Tarefa GCF visa definir um mapa estratégico para a bioeconomia do estado de forma participativa

A Secretaria de Estado do Amazonas (Sema) participou, na quarta-feira (12/07) e nesta quinta-feira (13/07), do Workshop Piloto de Planejamento em Bioeconomia.  O encontro é realizado pela Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (tradução para GCF Task Force), com o objetivo de construir uma agenda participativa que incentive um novo modelo de bioeconomia para o Amazonas.

Além da Sema, participam do encontro instituições representantes do estado, como a Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror), a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Além disso, o evento contou com a presença de convidados internacionais, como a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e representantes da Força-Tarefa GCF.

Durante o workshop foram discutidos diversos temas pertinentes ao estado, focando principalmente em pautar um novo modelo para a construção de políticas públicas, com base em um mapa estratégico da bioeconomia para o Amazonas.

O grupo deliberou sobre os interesses da população na temática, o incentivo a cadeias produtivas locais, produção rural aliada à conservação ambiental, entre outros temas, que foram discutidos a partir de diferentes perspectivas.

“Uma questão a ser discutida é que precisamos conectar toda atividade das cadeias produtivas sustentáveis das Unidades de Conservação, nessa horizontalização da economia, para que ela seja cada vez menos concentrada, fazendo com que a pessoa que mora no interior tenha acesso aos produtos e serviços com a mesma qualidade de quem mora nos grandes centros urbanos”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Durante a sua participação no workshop, o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovações do Amazonas, Jeibe Medeiros, compartilhou a sua expectativa para o plano. “É um trabalho que a gente já vem tentando desenvolver, que é exatamente conectar as pessoas. Então, imagino que a gente possa sair daqui com todos conectados, em sintonia, com um propósito só, que é construir o mapa estratégico para desenvolver a bioeconomia no estado, e acredito que a gente vai conseguir”, completou.

Apoio internacional

A Força-Tarefa GCF trabalha, há mais de dez anos, para promover lideranças e ações subnacionais acerca das florestas e do clima. O grupo tem apoiado diferentes iniciativas no Amazonas, principalmente de incentivo à bioeconomia, como aconteceu na construção do Plano de Ação de Manaus para uma Nova Economia Florestal, em 2022, que buscava reduzir o desmatamento em pelo menos 80% em relação aos níveis atuais até 2030, entre outros objetivos.

O representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Alex Alves, destaca que o objetivo do encontro é lançar o desafio de pensar sobre a transformação da atual economia em uma bioeconomia no estado. “A proposta é de ouvir e trazer um pouco de conhecimento de várias partes, para que possamos aprender e juntos construir, se possível, esse caminho para a bioeconomia, que é algo ainda não realizado dessa forma. De maneira prática, nosso objetivo é que ao final tenhamos esse trajeto, esse mapa, de como transformar uma velha economia em uma bioeconomia”, disse.

com informações da assessoria.