Início » Galp e Powin construirão sistema de armazenamento de energia em Portugal
Notícias Corporativas

Galp e Powin construirão sistema de armazenamento de energia em Portugal

O sistema de 5 MW/20 MWh ajudará a Galp a adaptar o seu perfil de produção de energia solar às suas necessidades energéticas

Powin LLC, o provedor global de plataforma de armazenamento de energia, e a Galp, empresa líder de energia integrada de Portugal, firmaram parceria para a instalação de um sistema de armazenamento de energia de bateria em escala de utilidade pública (BESS) em uma das plantas de energia solar da Galp, próximaàAlcoutim, uma pequena aldeia na ensolarada região sul do país, o Algarve, onde a Galp opera projetos com capacidade combinada de 144 MW.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240206574745/pt/

Image of Galp’s solar power plant with rendering of Powin’s new battery installation. (Photo: Business Wire)

Image of Galp’s solar power plant with rendering of Powin’s new battery installation. (Photo: Business Wire)

Este sistema de bateria de 5 MW/20 MWh é o primeiro movimento da Galp na hibridação do seu portfólio de produção de energia solar – que um dos maiores da região ibérica, próximo a 1,5 GW em operação. As baterias permitirãoàGalp armazenar a energia solar produzida em períodos de alta geração e implantá-la durante períodos de alta demanda para maximizar o valor da energia.

Alcoutim é o projeto inaugural da Powin na Europa, que está prestes a ser um mercado de crescimento essencial para o armazenamento de energia. Este projeto e parceria, combinados com o escritório recentemente inaugurado da Powin em Madrid, Espanha, mostram o compromisso de empresa de apoiar as metas de transição energética da Europa.

“Este projeto específico com a Galp é maior do que o seu impacto em MW – é o início de uma nova parceria e é o primeiro projeto da Powin na Europa após a abertura do nosso escritório em Madrid. Espera-se que a Europa implemente mais de 90 GWh de projetos de armazenamento de energia de bateria em escala de utilidade pública até 2030, e estamos bem posicionados para suportar esta demanda juntamente com o rápido crescimento do armazenamento de energia na região EMEA”, disse o CEO da Powin, Jeff Waters.

“Conforme a Galp continua a aumentar a sua capacidade de energia renovável com o objetivo de transformar a sua base industrial para a produção de combustíveis verdes e venda de energia renovável aos seus clientes, as soluções de armazenamento são a chave para a garantia de um suprimento estável de eletrões para as nossas empresas”, disse Georgios Papadimitriou, diretor-executivo da Galp, encarregado da divisão de Renováveis, Novos Negócios e Inovação. “As baterias também agregam-seàcompetitividade do nosso portfólio de energia renovável ao disponibilizar as energias solar e eólica quando são mais necessárias”, ele acrescentou.

Como parte do seu impulso de transformação, a Galp tomou a decisão final com relação aos investimentos e iniciou os trabalhos de construção para erigir um dos maiores eletrolisadores da Europa para a produção de hidrogénio verde. Também está a expandir a sua rede de carregamento de veículos elétricos, que já é a maior de Portugal. Todos estes esforços exigem um aumento no fornecimento de eletrões verdes.

Sobre a Powin, LLC (Powin):

Na Powin, estamos a avançar para a próxima fronteira de energia e a mudar a forma como providenciamos energia para o dia-a-dia para garantir o acessoàenergia limpa, resiliente e acessível. Como um fornecedor global de plataforma de armazenamento de energia, oferecemos soluções de armazenamento de baterias, software e serviços totalmente integrados para otimizar o desempenho da rede e permitir a transição para fontes mais limpas. Para saber mais, visite www.powin.com.

Sobre a Galp:

A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que oferece aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade, tanto das grandes indústrias como das pequenas e médias empresas, assim como do consumidor individual. A Nossa oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural de reservatórios localizados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente um dos principais produtores ibéricos de energia elétrica de base solar. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 10 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente mais de 7.000 pessoas. Mais informações em www.galp.com.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contato:

Meios de comunicação:

Liz Crumpacker

Diretora de conta sênior

powin@antennagroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE