Início » Evento de Planejamento da Bioeconomia visa incentivar a produção sustentável na Amazônia
Economia

Evento de Planejamento da Bioeconomia visa incentivar a produção sustentável na Amazônia

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

O objetivo do workshop é contribuir com o incentivo ao desenvolvimento de indústrias sustentáveis, agrofloresta, silvicultura sustentável e ecoturismo

O Governo do Amazonas, representado pelo titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, participou, nesta quarta-feira (12/07) e quinta-feira (13/07), do Workshop de Planejamento em Bioeconomia no Estado do Amazonas. O evento foi realizado no Bosque da Ciência, Auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e é uma realização da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) e é exclusivo para convidados.

De acordo com a coordenadora e diretora do GCF, Colleen Scanlan Lyons, o objetivo do workshop é construir junto a pesquisadores, instituições governamentais, acadêmicos e sociedade civil, políticas públicas sobre a bioeconomia para o estado do Amazonas.

“É importante saber como os estados densamente florestados podem fazer a transição com sucesso de um modelo de negócios baseado na extração de recursos para um modelo de desenvolvimento de bioeconomia no nível estadual e que prioriza o uso renovável e sustentável de recursos naturais”, afirmou a coordenadora.

O secretário da Sepror destacou a importância de que todos os amazonenses, e principalmente os moradores de áreas mais longínquas, tenham acesso a serviços básicos essenciais como  infraestrutura de ramais, água potável, saúde, educação e comunicação.

“O planejamento realizado nesses dois dias, deve ter um olhar além das árvores, é preciso enxergar também as pessoas que ali vivem. Por isso, a importância de projetos de conservação incluírem ações sociais e de desenvolvimento econômico nas regiões onde atuam. E, para isso, é importante fazer um pacto entre os Estados da Amazônia para sanar as necessidades básicas dos povos das florestas”, destacou o secretário.

A construção do plano piloto deverá contribuir com o incentivo ao desenvolvimento de indústrias sustentáveis que utilizam os recursos florestais de forma responsável, como agrofloresta, silvicultura sustentável e ecoturismo, fomentando o uso de tecnologias e processos inovadores para agregar valor aos recursos naturais, como produção de energia a partir de biomassa e biotecnologia.

GCF 

A Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) atualmente é formada por 43 estados e províncias, situados em 11 países, de 5 continentes: Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru. Foi fundada em novembro de 2008, por estados do Brasil, México, Indonésia e Estados Unidos, e tem se expandido desde então.

Participaram do evento, representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA);  do Centro de Biotecnologia da Amazonia (CBA), do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Fundação Amazônia Sustentável (FAS),  US Forest Service em Manaus, US Forest Service, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), entre outros.

Com informações da assessoria