Início » Cores certas no ambiente de trabalho podem aumentar a produtividade, alerta especialista
Notícias Corporativas

Cores certas no ambiente de trabalho podem aumentar a produtividade, alerta especialista

Elas possuem significados, podem despertar emoções e até influenciar em decisões

A escolha das cores certas para um ambiente de trabalho pode influenciar diretamente na produtividade e no bem-estar dos colaboradores porque elas têm grande influência nas escolhas que fazemos diariamente, seja para comer, vestir ou comprar um produto, segundo a Consultora de Imagem e Estilo Carol Matta “Estudos de neuromarketing sobre a psicologia das cores apontam que a cor é responsável por 85% da razão pela qual decidimos consumir um produto, serviço ou conteúdo de determinada marca. Elas têm efeito biológico, emocional, psicológico e cultural”.

E não se pode falar sobre a influência das cores sem falar na Psicologia das Cores. Existem estudos que buscam compreender o comportamento humano em relação às cores, justamente para auxiliar nas decisões, porque não é apenas uma parede a ser pintada, uma roupa a ser usada, existe uma razão para a escolha de cada cor. Essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais. “Consequentemente, é importante aprender a usar o significado de tal elemento favoravelmente para a transmissão de informações, tendo em vista que a cor “errada” usada no momento e no ambiente corporativo, pode se tornar inadequada”, alerta a especialista.

Em ambientes que atendem profissionais de várias áreas, como os coworkings, é preciso pensar detalhadamente nas cores de cada espaço e dos uniformes dos funcionários, de acordo com o objetivo de atendimento do espaço. No escritório compartilhado Prooffice Escritórios Inteligentes, os profissionais que mais buscam salas são advogados, psicólogos, psicanalistas, terapeutas e consultores “A Prooffice foi bem planejada por arquitetos que pensaram em um ambiente aconchegante, clássico, atemporal e sofisticado para receber todo tipo de cliente. Com o passar do tempo e por causa da grande procura decoramos uma das salas para atendimento psicoterápico, com divã, espelho, som, poltronas e aromaterapia”, explica Carolina Cunha, sócia do coworking.

Todas as salas compartilhadas possuem as mesmas cores: o marrom escuro, quase preto, que representa a sofisticação; o laranja e o amarelo que denotam a energia necessária para tocar qualquer negócio, principalmente em um cenário inovador e mutável, acrescenta Carolina.

Com que cor eu vou?

Quando se fala em ambiente de trabalho a imagem de um funcionário está diretamente relacionada ao sentimento que o cliente terá sobre a empresa, porque ele é a porta de entrada para a realização de negócios. Por isso é importante que todo o conjunto esteja alinhado, na mesma sintonia, da cor que se veste até a postura profissional.

Preocupações que o profissional que atende em coworkings não precisa ter porque quando ele aluga uma sala, no valor já está incluso a recepção e todo o atendimento necessário para que ele possa apenas focar nos resultados da sua empresa “Por isso nós investimos na qualificação do nosso atendimento. O empreendedor, empresário que está conosco, não precisa se preocupar. Ele aluga a sala e a recepção já está inclusa no aluguel”, detalha Carolina.

A consultora Carol Matta alerta em treinamentos e palestras para a necessidade de que a imagem corporativa também seja transmitida pelos colaboradores da empresa, por meio de comportamento adequado, noções de etiqueta, princípios éticos, aparência pessoal e profissional e usando a psicologia das cores, ela traz dicas de como escolher as cores certas para ocasiões no trabalho.

O significado de cada cor e sua importância na escolha

–  O verde escuro, o azul e o preto passam segurança, estabilidade e respeito. A combinação dessas cores é perfeita para um ambiente formal;

– Bege, cinza médio, cáqui e caramelo são cores abertas, mas também formais, perfeitas para aproximação de equipe ou clientes, sem criar barreiras;

– O laranja transmite entusiasmo, mas também é chamativo, dependendo da ocasião, é melhor evitá-lo.

– A cor branca pode denotar timidez, a vermelha hostilidade e o amarelo instabilidade. Leve em conta na hora de usá-las no ambiente de trabalho.

É claro que cada profissional precisa avaliar o ambiente, a ocasião e escolher a melhor cor para aquele momento.