Início » Ministério da Cultura lança programa Olhos D’ água para formação em arte e cultura
Geral

Ministério da Cultura lança programa Olhos D’ água para formação em arte e cultura

As inscrições ficam abertas até 11 de setembro

As inscrições ficam abertas até 11 de setembro

O Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura recebe propostas de formação continuada em arte e cultura realizadas por organizações da sociedade civil, as inscrições ficam abertas até 11 de setembro, pela plataforma transferegov.

A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio da sua Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (SEFLI) e integra o programa Olhos D ‘água, que visa reconhecer, fomentar e apoiar iniciativas de formação artística e experiências formativas da sociedade civil, em diferentes territórios.

A diretora de Educação e Formação Artística, Naine Terena, conta um pouco sobre como o nome do programa foi escolhido. “Os olhos d’água somos todos nós que estamos aqui e todas as outras pessoas, todos os outros artistas, todos os outros técnicos que não estão e todos os outros lugares que a arte e a cultura se faz nascer e renascer. são olhos e olhinhos d’água, a gente costuma brincar, né? Nós somos olhos e olhinhos d’água. Ainda que estejamos tentando sair de dentro dessa terra e de uma profundidade que tentaram nos colocar. e esse é o nosso objetivo com esse programa, com esse edital. É fazer com que essa água brote do fundo da terra, dessa terra fértil, bonita, animada e que vai se espalhando, que vai virando lagoa, que vai virando um córrego, que vira um rio, que vira uma cachoeira, que vira um mar, que se encontra com outro mar, que vira um oceano e que vira gente. Então, esse é o Olho D’água. Esse é o programa que a gente quer oferecer para vocês. Isso é um pouquinho do que a gente tá trabalhando nesse momento de reconstrução. Esse primeiro edital traz muito a característica de tentar trazer para essa superfície todos esses lugares onde a educação e a formação artística e cultural acontecem nesse país. É um edital nacional”.

Podem participar do Edital Escolas Livres – Formação em Arte e Cultura, organizações definidas como privadas sem fins lucrativos, sociedades cooperativas e organizações religiosas que tenham como base a democratização do acesso aos processos educativos em artes e cultura. 

Duas ou mais organizações podem se inscrever juntas. Ou seja, quem não atender a todos os pré-requisitos, pode firmar parcerias para apresentar projetos.

Serão selecionadas, no mínimo, 70 propostas, com orçamento de RS 250 mil ou RS 500 mil, de acordo com a categoria da organização proponente.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, é importante aproveitar o edital, como uma oportunidade de crescimento. “Quando vem um projeto que tem essa intenção, que tem essa sensibilidade de apoiar quem faz, de apoiar quem já tem o entendimento, quem já tá ali com a mão na massa, para fortalecer aquela ação, o resultado disso é fortalecimento da economia, é fortalecimento da vida, é resgate de seres humanos. são oportunidades que se chegam”. 

As inscrições para o Edital Escolas Livres – Formação em Arte e Cultura, ficam abertas até o dia 11 de setembro na plataforma transferegov.  

Fonte: Brasil 61