Início » Amazonas: doadores de sangue podem ter acesso a filas preferenciais
Geral

Amazonas: doadores de sangue podem ter acesso a filas preferenciais

A determinação está prevista na Lei 14.626, de 2023, publicada no Diário Oficial da União desde julho deste ano

A determinação está prevista na Lei 14.626, de 2023, publicada no Diário Oficial da União desde julho deste ano

Doadores de sangue passam a ter prioridade em filas no estado do Amazonas. É o que prevê a Lei 14.626, de 2023, publicada no Diário Oficial da União, em julho deste ano.

Além de filas preferenciais, doadores de sangue recorrentes com a carteirinha de doador, ao comprovarem ao menos duas doações por ano, têm direito a um check up anual com exames de sangue e consulta com médico do Hemoam; meia-entrada no cinema, eventos culturais e esportivos (Lei municipal n.1546); isenção da inscrição em corridas de rua em Manaus (Lei municipal n.391).

A gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Nívia França, destaca que a lei é uma forma de mostrar como o ato de doar é importante, além de fidelizar o doador.

Apenas este ano, aproximadamente 37 mil pessoas fizeram doação de sangue à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

“A lei de prioridade ela vem e mostra a importância que tem o ato da doação já que esse ato é um ato voluntário e altruísta, de suma importância para a manutenção de vidas. Muitas pessoas precisam de sangue para sobreviver. E então nós temos que valorizar essas pessoas que dispõe do seu tempo para vir até o hemocentro fazer a doação. E também como forma de fidelizar esse doador já que ele vem e ele vai ter que de quatro em quatro meses estar fazendo, realizando a sua doação”, destacou. 

Para garantir sua preferência, o doador terá que apresentar comprovante de doação, o qual terá validade de 120 dias após a data de emissão. A nova lei prevê ainda que, caso não haja caixas, guichês ou atendentes específicos, as pessoas com prioridade devem ser atendidas imediatamente após a conclusão do atendimento que estiver em andamento, antes de qualquer outra pessoa.

Mas é importante ressaltar que a preferência nas filas vale depois de outros grupos prioritários: deficientes ou com mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças, pessoas obesas e autistas.

Como ter acesso à carteirinha de doador: 

A partir da terceira doação de sangue, o doador pode solicitar a carteirinha de doador, onde são registradas todas as doações. Basta comparecer à sede do Hemoam, na recepção do Bloco C, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identificação oficial e uma foto 3×4.

Fonte: Brasil 61