Início » Servidores da CMM recebem certificação de Curso de Formação de Brigadistas
Manaus

Servidores da CMM recebem certificação de Curso de Formação de Brigadistas

Diego Caja - CMM

Com aulas teóricas e práticas, capacitação envolveu 46 servidores da Casa e quatro da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)

Servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram certificados, nessa terça-feira (19/12), com o curso de formação de brigadistas nível básico, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em parceria com a Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, da CMM e Diretoria de Infraestrutura da Casa.  Ao todo, 46 servidores da Câmara e quatro da Assembleia Legislativa do Amazonas receberam certificado.

Para a certificação, os servidores participaram de um curso ministrado por um bombeiro militar, em dois dias, com oito horas de conteúdo divididos em partes teórica e prática. Na aula teórica, os servidores tiveram conhecimento sobre noções de primeiros socorros. A parte prática ocorreu nas proximidades da CMM, com instruções sobre procedimentos em casos de incêndio.

O presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), participou da solenidade e destacou a importância do papel do brigadista para a Casa Legislativa.

“É importante manter a segurança da CMM, caso precisemos, nossos servidores estarão preparados para atender qualquer sinistro. Essa certificação também é necessária para manter as certificações de qualidade da Casa, que são as ISOs  9001 e 14001”, enfatizou Caio André.

“O brigadista é aquele que dará sempre a primeira resposta ao acontecer um pequeno foco de incêndio, ou alguma coisa, até acionar o corpo de bombeiros, por isso é fundamental o brigadista ele está sempre pronto no estabelecimento”, disse o instrutor do curso tenente Eduardo Júnior do Corpo de Bombeiros. 

A servidora da CMM Thays Castro foi oradora da turma e destaca pontos importantes na formação.

“Esse curso trouxe muitos aprendizados; temos o conhecimento de prevenção e combate ao incêndio, com a capacitação para situações imprevistas de emergência. Algo importante que aprendemos foi sobre o controle emocional, porque autocontrole é decisivo para evitar maiores prejuízos materiais e de vida”, disse a servidora.

Outra servidora da Casa, Alyne Lima, mensurou a importância do autocontrole numa situação de emergência.

“Primeiro o que eu aprendi foi perder o medo e também se controlar, ter autocontrole em uma situação de risco. Aprendi que no começo de um incêndio precisamos orientar as pessoas, os primeiros socorros para quem precisar. Então vou levar o conhecimento para a Casa e também para toda a sociedade”, disse Alyne Lima.

“Esse curso foi de muita importância para todos nós, pelo fato de trabalharmos em uma instituição grande como a Câmara Municipal. Agora a Casa está mais segura com a formação de mais brigadistas para atender uma possível ocorrência”, afirmou Gunnar Berg, também servidor da Casa.

Ainda estiveram na solenidade de certificação, o diretor da Escola do Legislativo, Maurício Brilhante; e o diretor de Infraestrutura da CMM, Kleber Pessoa.