Início » Moura Tapajóz recebe visita do Ministério Público do Amazonas para entrega de kits de higiene
Manaus

Moura Tapajóz recebe visita do Ministério Público do Amazonas para entrega de kits de higiene

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, recebeu, na manhã desta terça-feira, 15/8, a visita do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para a entrega de 60 kits de higiene às pacientes internadas na unidade.

A equipe de servidores do MPAM, liderada pela ouvidora-geral do órgão, procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, foi recebida pelo subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, e pelo diretor em exercício da maternidade municipal, Álvaro Leandro Queiroz.

Além da entrega dos kits, a visita também teve como objetivo realizar uma busca ativa de demandas e, mais especialmente, divulgar o trabalho da Ouvidoria da Mulher e Casos Sensíveis, inaugurada em 25 de novembro de 2022, no âmbito do MPAM, com o objetivo principal de estabelecer um canal especializado para recebimento e encaminhamento às autoridades competentes das situações relacionadas à violência contra a mulher, assim como também contra outros grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Segundo a procuradora Jussara Pordeus, a Ouvidoria é um canal especializado de escuta qualificada e que precisa ter sua divulgação ampliada para o conhecimento de todas as populações vulneráveis.

“Essa é a quinta maternidade que visitamos e já foram mais de 500 kits de higiene distribuídos. Então, o mais importante é que cada mulher com quem conversamos passe a atuar como uma multiplicadora e leve a informação para suas famílias e amigos. No momento, 80% das demandas que recebemos na Ouvidoria ainda são do Disque 100 e 180, mas nós também queremos que as pessoas saibam que podem entrar em contato conosco diretamente, tanto pessoalmente quanto por meio dos nossos canais”, observou a procuradora.

Durante a visita, a equipe distribuiu o kit de higiene composto por uma necessaire personalizada com as informações sobre os canais de denúncia tanto do Ministério Público quanto do atendimento especializado da Ouvidoria da Mulher, leite de rosas, shampoo, condicionador, sabonete, escova, creme dental e panfleto explicativo acerca dos tipos de violência sofridos por mulheres e grupos vulneráveis (física, política, institucional, psicológica, moral, obstétrica, sexual e patrimonial).

A entrega foi feita pessoalmente às mães internadas no Alojamento Conjunto, Acolhimento, Canguru 2ª Etapa e Albergue. Também foram distribuídos outros materiais informativos para divulgação junto às usuárias que chegarem na unidade.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, parabenizou a procuradora pela iniciativa e aproveitou a oportunidade para apresentar os planos da atual gestão municipal para a maternidade. “Nossa expectativa é de, já em 2024, iniciar a ampliação da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, construindo uma nova estrutura que vai abrigar serviços hoje oferecidos dentro do prédio da maternidade, como o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual e o Planejamento Reprodutivo”, revelou Djalma.

Segundo o subsecretário, os planos também incluem transformar o Posto de Coleta de Leite Humano da unidade em Banco de Leite, o que permitirá a realização não apenas da coleta, mas também do processamento e controle de qualidade do leite, além da construção de um novo Laboratório Distrital Oeste, que atualmente está localizado no prédio da Unidade Básica de Saúde Leonor de Freitas.

“A construção de novos locais para esses serviços permitirá utilizar o espaço que ficará livre para ampliar em 50% a capacidade instalada tanto na maternidade quanto na UBS Leonor de Freitas”, concluiu.