Início » Meditação: SES-AM destaca os benefícios da prática milenar para a saúde mental
Saúde

Meditação: SES-AM destaca os benefícios da prática milenar para a saúde mental

Profissional explica como meditar pode trazer alívio e autocontrole, além de muitos outros benefícios para a mente e o corpo

A meditação é uma técnica milenar com raízes orientais que, assim como outras técnicas terapêuticas, auxilia pessoas para uma melhor qualidade da saúde mental. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), destaca que a meditação pode trazer muitos benefícios para a saúde mental, incluindo aliviar o estresse, melhorar o foco e a atenção, desenvolver o autocontrole e aumentar a consciência sobre o próprio corpo e mente.

Segundo a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), a enfermeira Carolina Fadoul, a meditação é uma técnica voltada para o autoconhecimento em que se trabalha o corpo em beneficio dele mesmo. “A meditação é a base de prática integral, voltada para o autoconhecimento, onde trabalhamos a respiração e observação do nosso próprio corpo, é um exercício diário para trazer a atenção para si”, disse.

A meditação é capaz de reduzir a frequência cardíaca e a respiração, o que pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. De acordo com Fadoul, a meditação pode trazer reflexos positivos para a saúde mental, como o desenvolvimento do autocontrole da mente, das emoções e dos pensamentos.

“Quando você traz atenção para si, desenvolve o autocontrole, da mente, das emoções, pensamentos, então acaba resultando uma qualidade na saúde mental, por trazer consciência para si, tornando uma pessoa menos reativa, mudando a forma de se relacionar com as pessoas, diminuindo níveis de ansiedade, tornando-se uma pessoa mais disciplinada ao que se propõe a fazer” explicou Caroline.

A prática pode ajudar a aumentar a resiliência emocional, ajudando as pessoas a lidar melhor com situações estressantes e a recuperar mais rapidamente de eventos negativos. A técnica pode ainda ajudar a aumentar a autoconsciência e a autoestima, ajudando as pessoas a se entenderem melhor e a serem mais confiantes em suas habilidades. Além disso, a meditação pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir a pressão arterial e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

Há muitas maneiras diferentes de meditar, desde técnicas tradicionais como a meditação budista até técnicas modernas como a meditação guiada e a meditação transcendental. A chave para obter os benefícios da meditação é encontrar uma técnica que funcione para você e fazer da meditação uma parte regular de sua rotina. Mesmo que você comece com apenas alguns minutos por dia, os benefícios podem ser significativos e duradouros.

Política Nacional

A meditação foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria n°849, entre as práticas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que oferta atualmente 29 tipos de práticas à população, de forma integral e gratuita. Esses recursos terapêuticos são baseados em conhecimentos tradicionais e científicos e voltados para curar e prevenir diversas doenças, de forma complementar e integrada à medicina convencional.

Na rede pública do Estado, a presença da meditação está presente principalmente nos atendimentos da atenção básica à saúde, como explica Carolina.

“Os atendimentos ocorrem na atenção primária, o que não impede que seja ofertado em outros serviços, por exemplo, hoje temos Práticas Integrativas sendo incorporadas em algumas maternidades e policlínicas, mas segue a concentração seguindo a Política Nacional” esclarece a coordenadora.

O Brasil lidera a oferta de modalidades integrativas na saúde pública com 29 práticas e 5 milhões de usuários, em 9.350 estabelecimentos de 3.173 municípios. Atualmente, as práticas integrativas alcançam 45 municípios do Amazonas, entre as principais práticas realizadas estão a acupuntura, a antroposofia aplicada, os tratamentos fitoterápicos e a auriculoterapia.