Início » Fundação Alfredo da Matta discute parceria e retomada de vigilância em ISTs
Saúde

Fundação Alfredo da Matta discute parceria e retomada de vigilância em ISTs

Fotos: Simone Carol (Fuham) e Lucas Macedo (FVS-RCP)

Encontro com pesquisadora do MS reforça ensino e pesquisa na Fuham

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu na manhã desta segunda-feira (17/04), a visita da professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Luiza Bazzo. A visita, que segue até a terça-feira (18/04), tem como algumas de suas pautas a discussão da retomada da participação da Fuham na vigilância de resistência do gonococo (causador da gonorréia) a antimicrobianos e a ampliação da parceria entre a instituição e o Ministério da Saúde, nesta área. 

Maria Luiza Bazzo é coordenadora de projeto de resistência de Neisseria gonorrhoeae (bactéria) e ressalta a importância do monitoramento. “Ao longo dos anos tenho coordenado o projeto de resistência de Neisseria gonorrhoeae aos antimicrobianos, ele é um projeto de vigilância com interesse nacional e internacional, em virtude de que a Neisseria gonorrhoeae está se tornando um patógeno intratável, são poucas as opções de antimicrobianos para o seu tratamento”, explica. 

O projeto de vigilância é desenvolvido por instituições parceiras, incluindo o Ministério da Saúde e o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS) da UFSC, o qual também é coordenado por Bazzo. 

Retorno da Fuham 

Segundo a diretora de ensino e pesquisa da Fuham, Maria das Graças Barbosa, a Fundação sempre esteve envolvida neste processo de vigilância, interrompendo a atividade por um período, por isso, discutir como será a retomada desta parceria é fundamental. 

“A Fuham sempre teve sua participação nesta área e a vinda da doutora Luiza é para que possamos discutir e ajustar nosso papel dentro deste processo e a Fuham como referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis precisa estar inserida”, explica a diretora. 

Nos dois dias de visita, também estarão sendo ações de treinamento e capacitação de profissionais da Fuham, triagem dos gonococos na instituição, implementação de novos protocolos de detecção de ISTs, dentre outros temas. 

A Portaria nº 1.553/2020 do Ministério da Saúde sobre a instituição da Vigilância Sentinela da Síndrome do Corrimento Uretral Masculino e o credenciamento da Fuham neste serviço também estão na pauta da visita, e serão discutidos em reunião on line, via internet, com a participação da doutora Angélica Miranda, da Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis/Ministério da Saúde.  

Parceria com a FVS-RCP 

A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi uma das instituições presentes na ocasião, por meio de representantes da direção-técnica e do Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da fundação. 

Como coordenadora das ações de Vigilância em Saúde e prevenção das IST’s, a FVS-RCP destaca a relevância de se estabelecer essa rede de vigilância à resistência da bactéria gonococo. “É muito importante, pois serve de subsídio para que sejam definidos quais tratamentos são mais adequados para os pacientes acometidos pela gonorréia”, ressalta Daniel Barros, diretor-técnico da FVS-RCP. 

Reforço nos serviços 

Ao final das discussões, o objetivo é também desenvolver parcerias que fortaleçam o ensino e a pesquisa na Fuham. “Vamos traçar alguns planejamentos para retomar nossa atuação nesta área e esperamos que ao final dessa reunião, consigamos traçar todas as nossas estratégias, que vem de encontro às metas da Fundação, de resgate e de execução de assistência para a população, sempre agregando às nossas ações de ensino e, principalmente a pesquisa, que é o nosso papel”, finaliza Maria das Graças Barbosa. 

“Temos aqui na Fuham uma parceria bem importante e viemos no sentido de tentar que esta parceria se amplie, inclusive em outras áreas”, finaliza Maria Luiza Bazzo. 

Com informações da assessoria.