Início » Representação das mulheres na política é reforçada nas casas legislativas do Amazonas
Destaque Política

Representação das mulheres na política é reforçada nas casas legislativas do Amazonas

CMM inaugurou a galeria “Mulheres no Parlamento”, com fotos das atuais e ex-vereadoras

Participação feminina na Assembleia Legislativa do Amazonas e na Câmara Municipal de Manaus é reconhecida com fotos em galerias

O protagonismo feminino, na política amazonense foi simbolicamente reforçado nesta quarta-feira (8), no Dia das Mulheres, nas casas legislativas. Enquanto na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foi realizada a aposição das fotos das deputadas estaduais recentemente eleitas Mayra Dias (Avante) e Débora Menezes (PL), na Galeria do Poder, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi inaugurada a galeria “Mulheres no Parlamento”.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), disse que hoje foi um dia histórico e afirmou que, “quando mais mulheres na política, quem ganha são elas, pois terão mais representatividade e uma luta democrática”. “Este é um dia histórico, em que registramos oficialmente mais duas deputadas que tiveram a honra de serem eleitas pelo povo e estão representando de forma ímpar o seu eleitorado”, afirmou.

Na Aleam, fotos das deputadas estaduais eleitas na última eleição foram apostadas na galeria dos deputados

Para a deputada Mayra Dias (Avante), ter a sua foto na galeria tem um grande simbolismo, pois representa a luta das mulheres por um espaço na política. “Esta galeria carrega consigo mais que fotos, carrega a luta histórica das mulheres, a resistência, a garra daquelas que decidiram representar as mulheres no parlamento e isso me emociona e remete muito a minha trajetória até aqui”, declarou.

O presidente da CMM), vereador Caio André (PSC), disse que a galeria “Mulheres no Parlamento” é uma homenagem às 31 vereadoras que já passaram pelas cadeiras do Legislativo Municipal. Durante a cerimônia de inauguração, ele classificou a homenagem como uma questão de justiça.

“É uma justiça que se faz às mulheres vereadoras, as pioneiras, que deram a oportunidade para que outras mulheres possam estar na política. Elas precisam crescer ainda mais na política e ampliar a participação delas. É uma luta de gênero, e nós temos que nos curvar diante da participação delas”, pontuou o presidente da CMM.

O presidente inaugurou a galeria acompanhado das quatro parlamentares da 18ª Legislatura, as vereadoras Glória Carratte (PL); Professora Jacqueline (União Brasil); Thaysa Lippy (PP) e Yomara Lins (PRTB).

Ex-vereadora por dois mandatos (1993-1996/1997-2000), Aninha Nascimento, esteve presente na Câmara para conferir de perto a homenagem. Emocionada, a ex-parlamentar se disse surpresa e comemorou por ter seu trabalho reconhecido ainda em vida. “Me sinto muito feliz. Para mim foi uma surpresa saber que o vereador teve a sensibilidade de homenagear as mulheres, e isso é muito gratificante. Chegamos aqui com muito sacrifício e fico muito emocionada e agradecida”, comemorou.

Com informações das assessorias