Início » Confira dicas de como economizar nas viagens em família sem abrir mão da   diversão
Notícias Corporativas

Confira dicas de como economizar nas viagens em família sem abrir mão da   diversão

 Com o recesso de julho chegando, especialista traz recomendações de como aproveitar este período sem comprometer o orçamento

As férias de julho estão chegando; como de costume, muitas famílias aproveitam esse período para viajar e se divertir. No entanto, os gastos com entretenimento podem interferir no orçamento doméstico e, diante dessa realidade, diversas pessoas têm buscado alternativas mais acessíveis para aproveitar a pausa da escola ou do trabalho.

“Vale ressaltar que a redução de gastos não precisa significar a eliminação completa dessas atividades, sendo possível optar por opções baratas e não deixar de lado os momentos de diversão”, orienta Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.

É preciso ter em mente também que o planejamento financeiro das férias não diz respeito somente ao momento que antecede a viagem. No retorno, é importante realizar um balanço de todos os custos e verificar se o orçamento foi cumprido. “Em caso de consumo excessivo, é necessário se organizar para quitar as dívidas o mais breve possível, o que permitirá uma melhor preparação financeira das futuras viagens”, continua Thaíne.

Assim, para evitar o endividamento e garantir uma viagem com menos custos, sem abrir mão do lazer, a especialista listou algumas dicas de como economizar e tirar a preocupação financeira desse momento. Confira:

Planeje com antecedência

Com tempo para pesquisar, é possível encontrar boas promoções em passagens aéreas, diárias de hotéis e outras opções de hospedagem. Além disso, reservar com antecedência permite o parcelamento dos custos, o que ajuda a evitar despesas inesperadas e a colocar as finanças em ordem antes mesmo de iniciar a viagem. Essa estratégia é especialmente vantajosa em períodos de alta temporada, quando os preços costumam ser elevados.

Estabeleça o orçamento 

É recomendado planejar com antecedência o quanto se pode gastar, definindo um orçamento realista e que não afete outras despesas prioritárias. Uma dica para economizar durante a excursão é pesquisar bem antes de fechar qualquer negócio, buscando sempre as melhores ofertas em hospedagem, alimentação e passeios turísticos. Também é válido evitar gastos desnecessários e compras impulsivas, controlando as despesas diárias.

Alugue uma casa

Aluguéis por temporada podem ser uma ótima opção, especialmente se a família for grande. Em vez de pagar a diária de um hotel, uma casa pode sair mais barata e ainda oferece espaço e conforto a todos os viajantes. Além disso, permite que as despesas sejam divididas entre todos os ocupantes, o que diminui ainda mais o valor gasto na hospedagem. Ter uma cozinha à disposição também permite cozinhar e promover verdadeiros banquetes gastronômicos em família, ajudando a economizar com as refeições fora.

Façam passeios gratuitos pela cidade

Para evitar gastos excessivos e aproveitar ao máximo a experiência, uma dica valiosa é pesquisar por locais de baixo custo ou até mesmo gratuitos antes de montar o cronograma da viagem. Existem diversas opções de turismo que não exigem grandes investimentos financeiros, como parques e praças públicas, museus gratuitos, eventos culturais da cidade, entre outras atrações. Além disso, muitas cidades oferecem uma city tour a pé ou de bicicleta, que são uma excelente maneira de conhecer melhor o local sem grandes custos.

Evite trocar dinheiro em aeroportos

Geralmente, aeroportos têm uma taxa elevada de câmbio devido à conveniência e ao fato de terem menos concorrência. O ideal é ir até uma casa de câmbio fora do terminal, em locais como hotéis, bancos ou no centro da cidade de destino. No entanto, é importante pesquisar previamente as opções de casas de câmbio no destino e comparar as taxas oferecidas por cada uma delas, para se certificar do melhor custo-benefício. 

Sobre a Simplic

Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100%online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações