Início » Manaus inicia 4ª turma do curso de ‘Mercado de Games’
Manaus

Manaus inicia 4ª turma do curso de ‘Mercado de Games’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), iniciou a quarta turma do curso de “Mercado de Games”, que faz parte do edital Mais Inovação. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, na sede do Centro Universitário do Norte (Uninorte), na unidade 22, na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul.

Executado pela Federação Amazonense de E-Sports (Faesp), o curso ofertou 60 vagas que formaram quatro turmas, com carga horária de 120h. O objetivo da qualificação é facilitar a visão de negócios em jogos virtuais, para todas as idades.

“Estamos comprometidos em fornecer todas as ferramentas necessárias para que esses talentosos alunos possam não apenas perseguir suas paixões, mas também contribuir significativamente para uma indústria em constante crescimento. A turma foi criada com intuito de fomentar esse processo, estendendo oportunidades aos inscritos no nosso edital”, ressalta o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

O mercado de games, também conhecido como indústria de jogos eletrônicos, é um setor econômico que engloba a criação, desenvolvimento, publicação e comercialização de jogos digitais. Esses jogos são projetados para serem executados em diversas plataformas, como computadores, consoles de videogame, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

“Essa iniciativa está destinada a enriquecer e cultivar alunos, visando o conhecimento no campo dos jogos. Além disso, é com orgulho que anunciamos que superamos amplamente as expectativas, ultrapassando 130% da capacidade prevista de 60 vagas. Esse resultado demonstra o comprometimento sólido entre a Faesp, a Prefeitura de Manaus e a Semtepi. Juntos, estamos construindo um caminho promissor para o desenvolvimento educacional e profissional nesta área dinâmica e em expansão”, explica Leandro Andrade, diretor e facilitador do curso.

De acordo com um dos professores do curso, Guilherme Sicsú, que é designer gráfico com pós-graduação em jogos digitais, a metodologia aplicada na prática, vão desde modelagem até os designers dos jogos.

“Criei uma introdução interativa, incentivando-os a compartilharem também seus três jogos favoritos. Grande parte da aula focou nessa troca de experiências e discussões sobre games. Após o intervalo, refletimos sobre a definição, para explorar conceitos como game e os elementos essenciais. Embora alguns parecessem um pouco confusos, todos demonstraram vontade de aprender e permaneceram até o final da aula”, frisa Guilherme.

Projeto

O projeto “Mais Inovação 2022” tem como objetivo a oferta de curso de Linguagem de Programação, Pré-Aceleração de Startups, Formação C-Level Negócios, Inovathon e Introdução ao Mercado de Games, a fim de preparar e qualificar os profissionais para o mercado de tecnologia e inovação.