Início » MC Cabelinho promove campeonato de Jiu-Jitsu para atletas de comunidades do Rio
cultura

MC Cabelinho promove campeonato de Jiu-Jitsu para atletas de comunidades do Rio

O esporte salva. Hoje em dia, felizmente, vemos cada vez mais projetos esportivos dedicados a moradores das periferias do Brasil, que tem como objetivo dar visibilidade e chances para atletas conquistarem grandes oportunidades. Seguindo esse pensamento, MC Cabelinho promoveu a primeira edição da Copa Cabelinho das Favelas, um torneio beneficente de jiu-jitsu que ocorreu no Velódromo do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico da Barra, no último domingo (2).

Nascido e criado no conjunto de favelas Pavão-Pavãozinho-Cantagalo (PPG), na Zona Sul do Rio, Cabelinho encontrou sua vocação na música, mas sempre viu o esporte como pulverizador de valores e princípios para que jovens periféricos possam trilhar caminhos de sucesso. Há dois anos, começou a treinar jiu-jítsu na Academia Fernando Tererê, de onde já foram revelados diversos lutadores reconhecidos mundialmente. O cantor equilibra a intensa agenda de shows, gravações da novela e sessões no estúdio com ao menos três treinos na semana.

“O Jiu-Jitsu se tornou para mim algo quase sagrado. Me traz disciplina, atenção e foco. Poder compartilhar esses ensinamentos e benefícios com pessoas, que muitas vezes não tem oportunidades, é muito importante pra mim. Sem contar que reunir e acompanhar as lutas é muito maneiro! O pessoal não foi para brincadeira, não.”, declara MC Cabelinho.

O torneio contou com cerca de 1.500 competidores, divididos em categorias de disputa por peso, idade e faixa, e ofereceu mais de R$20.000 reais em prêmios. O ingresso do evento foi 1kg de alimento não perecível como doação, que foi recolhida pela CUFA (Central Única das Favelas).