Início » Governo do Amazonas apoia evento científico sobre relações internacionais no Amazonas
Amazonas

Governo do Amazonas apoia evento científico sobre relações internacionais no Amazonas

O Congresso é apoiado pelo Programa Parev, da Fapeam

Inicia nesta segunda-feira (22/05), o 1º Congresso Internacional de Relações Internacionais do Amazonas. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e segue até sexta-feira (26/05), das 14h às 22h, de forma híbrida, tanto no site do evento, como também na Faculdade La Salle, localizada na avenida Dom Pedro I.

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 002/2022, o Congresso visa fomentar o debate sobre as Relações Internacionais no Amazonas, envolvendo discussões sobre política, comércio e direito internacional, bem como política externa, negócios internacionais, geopolítica e internacionalização de organizações públicas e privadas.

Para o pesquisador da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Jonathan Felix Ribeiro Lopes, coordenador do evento e doutor em geografia, a expectativa é de que se tenha um espaço intenso de debate sobre questões pertinentes ao mundo, com a divulgação de diferentes pesquisas e troca de ideias.

“Espero ainda estabelecer uma rede de estudos sobre a Amazônia e Relações Internacionais, com participantes de diferentes partes do globo”, afirma Jonathan Felix, que também é professor de Relações Internacionais da Faculdade La Salle Manaus e coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuria).

Com o tema “A Amazônia no mundo e o mundo na Amazônia”, o Congresso é destinado a estudantes, profissionais e pós-graduados em Relações Internacionais e áreas afins, como Geografia, Ciência Política, História, Direito e Economia.

A programação do evento conta com palestras, grupos de trabalhos (GTs), os simpósios de iniciação científica (SICs), os minicursos e as mesas redondas (MRs), como a de “Povos indígenas e política internacional”. E, no último dia, às 9h, ocorrerá ainda uma visita de campo ao centro histórico de Manaus.

Para saber mais, acesse o link a seguir: https://www.relacoesinternacionaisam.com/

Sobre o Programa

O Parev é uma ação da Fapeam para apoiar a realização de eventos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. As atividades podem ser regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediadas no Amazonas.